quarta-feira, 15 de julho de 2015

Salvador (Bahia)

Salvador (fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos é a capital do estado da Bahia e foi primeira capital do Brasil. Situada na microrregião homônima, Salvador é uma metrópole nacional com mais de 2,6 milhões de habitantes, a cidade mais populosa do Nordeste, a terceira mais populosa do Brasil e a oitava mais populosa da América Latina (superada por São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro e Santiago). Sua região metropolitana, conhecida como "Grande Salvador", possui 3.574,804 habitantes (IBGE/2010), o que a torna a terceira mais populosa do Nordeste, sétima do Brasil e uma das 120 maiores do mundo. Centro econômico do estado, é também porto exportador, centro industrial, administrativo e turístico.
De cima, em sentido horário: Farol da Barra; visão panorâmica da Ponta de Santo Antônio e bairro da Barra; Elevador Lacerda; vista aérea do bairro Rio Vermelho; monumento aos heróis das batalhas da Independência da Bahia e edifícios do Centro Histórico.
A cidade de Salvador era antigamente chamada de Bahia, inclusive por moradores do próprio estado. Também já recebeu alguns epítetos, como o de "Capital da Alegria", devido aos enormes festejos populares, a exemplo do carnaval, e "Roma Negra", por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África.

Fonte: Itamaraty

Nenhum comentário: