quarta-feira, 15 de julho de 2015

Luanda

Luanda é a capital e a maior cidade de Angola. Localizada na costa do Oceano Atlântico, é também o principal porto e centro econômico do país. Constitui um município subdividido em 13 distritos urbano e é também a capital da província homônima.
Vista de Luanda - Angola,  a partir da Avenida 4 de Fevereiro
Foi fundada a 25 de janeiro de 1576 pelo fidalgo e explorador português Paulo Dias de Novais, sob o nome de São Paulo da Assunção de Loanda, conta com uma população de aproximadamente 8.3 milhões de habitantes, o que a torna a terceira mais populosa cidade lusófona do mundo, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, ambas no Brasil — e, efetivamente, a mais populosa capital lusófona do mundo, à frente das demais, incluindo Maputo, Brasília e Lisboa.

As indústrias presentes na cidade incluem as de transformação de produtos agrícolas, produção de bebidas,têxteis, cimento, recentemente fábricas de montagem de carros, materiais de construção, plásticos,metalurgia, cigarros e sapatos. O petróleo, extraído nas imediações, é refinado na cidade, embora a refinaria tenha sido várias vezes danificada durante a guerra civil que assolou o país entre os anos de 1975 e 2002. Luanda possui um excelente porto natural, sendo as principais exportações o café, algodão, açúcar,diamantes, ferro, sal, cobre, ouro, trigo e milho.

Os habitantes de Luanda são, na sua maioria, membros de grupos étnicos, principalmente o dos ambundu, mas nas últimas décadas cada vez mais também dos bakongo e dos ovimbundu. Existe uma população de origem europeia, constituída principalmente por portugueses estimada em cerca de 400.000 pessoas e uma importante comunidade chinesa estimada em 67.000. A língua oficial e a mais falada é o português, sendo também faladas várias línguas africanas.

Nenhum comentário: