terça-feira, 28 de julho de 2015

História de Cajuri, Minas Gerais - MG

Histórico do Município: Cajuri, Minas Gerais - MG
Gentílico: cajuriense

Parte da Região da Mata de Viçosa abrigou, como primitivo moradores, colonos e faiscadores procedentes das zonas auríferas de Mariana e Ouro Preto, devido à diminuição do precioso minério naquelas localidades. Nos meados do século XIX muitos destes elementos se instalaram nestes sítios, às margens do Rio Turvo, aparecendo o cidadão Joaquim Toledo da Silva com provável fundador da povoação denominada Cajuri.

Com a chegada de novos colonos e/ou agricultores, a ocupação das terras procedeu-se normalmente com a expansão das lavouras e, logo depois, a implantação das atividades pecuárias. A povoação foi experimentando seguidos progressos, reflexos da própria ascendência econômica e populacional da região. Posteriormente, a implantação dos trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina, trecho Ponte Nova a Juiz de Fora, veio dar novo impulso à localidade.

A origem do topônimo não está registrada em documentos seguros. Supõe-se que o nome se originou da existência, no local, de uma espécie vegetal, uma palmeira chamada “cajuri”. No dialeto tupi, Cajuri significa “palmeira pequena”.

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Cajuri, pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12- 1938, subordinado ao município de Viçosa.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Cajuri figura no município de Viçosa.

Assim permanecendo em divisão territorial datada 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cajuri, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Viçosa. Sede no atual distrito de Cajuri (ex- povoado). Constituído de 2 distritos: Cajuri e Paraguai, criado pela mesma lei acima citada. município. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Cajuri e Paraguai.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Biblioteca do IBGE.

Nenhum comentário: