quarta-feira, 15 de julho de 2015

Geografia de Angola

A República de Angola, é um país africano, com uma superfície de 1.246.700 Km², uma costa de 1.650 Kms e uma fronteira terrestre de 4.837 Kms.

Angola situa-se na costa atlântica Sul da África Ocidental, faz fronteira a Norte com a República do Congo Brazzaville e República Democrática do Congo, a Leste com a Zâmbia, a Sul com a Namíbia e a Oeste com o Oceano Atlantico. O país está dividido entre uma faixa costeira árida, que se estende desde a Namíbia chegando praticamente até Luanda, um planalto interior húmido, uma savana seca no interior sul e sudeste, e floresta tropical no norte e em Cabinda. 
Geografia Física de Angola
O rio Zambeze, o rio Kwanza e vários afluentes do rio Congo têm as suas nascentes em Angola. A faixa costeira é temperada pela corrente fria de Benguela. Os Verões são quentes e secos, os Invernos são temperados. As terras altas do interior têm um clima suave com uma estação das chuvas entre Setembro à Abril, seguida por uma estação seca, mais fria, de Maio à Agosto.

As altitudes variam bastante, encontrando-se as zonas mais interiores entre os 1 000 e os 2 000 metros. A maioria dos rios de Angola nasce no planalto do Bié: o Kwanza, o Cuango, o Cuando, o Cubango e o Cunene.


Angola tem uma divisão administrativa composta por 18 províncias; Luanda, Bengo, Benguela, Huambo, Huíla, Cabinda, Malanje, Uíge, Bié, Zaire, Lunda – Norte, Lunda – Sul, Kwanza – Norte, Kwanza – Sul, Namibe, Kuando – Kubango, Cunene, Moxico.

Luanda é a capital de Angola. Luanda é construído em torno do seu porto e tem vista para uma fina long island – Ilha. O coração da cidade é conhecido como a Marginal, corre ao longo da Avenida do porto. Luanda tem muitos pontos turísticos interessantes, dados a sua rica história e localização na costa.

Recursos naturais são petróleo, diamantes, minério de ferro, fosfatos, cobre, ouro, bauxita e urânio.

Com um sistema hidrográfico continental privilegiado, os principais rios de Angola são Zaire, Kwanza, Cunene e Cubango. Kwanza (Kz) é a moeda nacional.

As coordenadas geográficas são: 12 30 S, 18 30 E.

Fonte: Embaixada de Angola

Nenhum comentário: