quarta-feira, 15 de julho de 2015

Curitiba

Curitiba é a capital do estado do Paraná, localizada a 945 metros de altitude no planalto paranaense, a aproximadamente 110 quilômetros do Oceano Atlântico. É a oitava cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com uma população de 1.746.896 habitantes. É a cidade principal da Região Metropolitana de Curitiba, formada por 26 municípios e que possui 3.172,357 habitantes sobre uma área de 15.447 km², o que a torna a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil.
Do topo, em sentido horário: Jardim Botânico; vista da cidade a partir do Parque Barigui; Palácio Avenida; Praça Generoso Marques com o Paço da Liberdade ao fundo; Rua 24 Horas e Museu Oscar Niemeyer.
Fundada em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba se tornou importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocoba e Viamão. Em 1853 tornou-se a capital da recém-emancipada província do Paraná e, desde então, a cidade, conhecida pelas suas ruas largas, manteve ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria alemães, poloneses, ucranianos e italianos, que contribuíram para a diversidade cultural que permanece até hoje. A cidade experimentou diversos planos urbanísticos que visavam conter seu crescimento descontrolado e que a levaram a ficar famosa internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente. A maior delas foi no transporte público, cujo sistema inspirou o Transmilenio de Bogotá. Hoje, a cidade tem vida cosmopolita, é considerada a capital com melhor qualidade de vida do Brasil e possui polo industrial diversificado (constitui a quinta maior economia do Brasil), o que a faz ser considerada umas das cinco melhores cidades para se investir na América Latina.

Curitiba também tem altos índices de educação. Tem o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais brasileiras.

Fonte: Itamaraty

Nenhum comentário: