sábado, 14 de fevereiro de 2015

Wikipédia: Jornal O Globo publica informação falsa de alteração na rede feita por IP do Palácio do Planalto

A Secretaria-Geral da Presidência da República publicou nota em resposta à matéria "Wikipédia: computador do Planalto muda verbete sobre muçulmanos", publicada no jornal O Globo neste sábado (14). É uma informação falsa que o IP que alterou o artigo “Muçulmanos” é do Palácio do Planalto. Assim como não é verdade que Presidência não se pronunciou até o fechamento da edição.


Confira a nota na íntegra:

Em resposta à matéria “Wikipédia: computador do Planalto muda verbete sobre muçulmanos”, publicada na edição deste sábado, 14, no Jornal O Globo, a Secretaria-Geral da Presidência da República esclarece:
- O jornal publicou uma informação falsa. O IP que alterou o artigo “Muçulmanos” na Wikipédia não é da Presidência.
- Se o jornal quisesse publicar a verdade, deveria, no mínimo, ter feito uma busca no portal Registro.br no qual teria confirmado que o IP não é mesmo da Presidência.
- Também não é verdade que a Presidência não se pronunciou até o fechamento da edição. A troca de emails entre o jornal, a Secretaria de Imprensa da Presidência e a assessoria da Secretaria Geral começou às 20h22 com o pedido do repórter e terminou às 00h14 com a informação final de que o IP não era mesmo da Presidência.

Nenhum comentário: