PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 22 de fevereiro de 2015

25 Questões de Concursos Públicos sobre a Lei 9.394/96 - LDB - com gabarito

Questões de Concursos sobre  a Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)
Questão 01 - Prova: PaqTcPB - 2012 - UEPB
Em relação à obrigatoriedade do ensino no Brasil, é CORRETO afirmar que o ensino fundamental é obrigatório e gratuito na escola pública, com duração de: 
a) 7(sete) anos.
b) 9 (nove) anos. 
c) 5(cinco) anos. 
d) 14 (quatorze) anos . 
e) 4( quatro) anos.

Questão 02 - Prova: PaqTcPB - 2012 - UEPB
Sobre as competências dos Estados e Municípios em relação à Educação, prevista na LDB 9.394/96, analise as proposições abaixo: 
I - Cabe aos Municípios oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental. 
II - Aos Estados é conferida a responsabilidade de assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem. 
III - O Distrito Federal deve assumir as competências referentes aos Estados e aos Municípios. Está(ão) correta(s): 
a) Apenas I e III. 
b) I, II e III. 
c) Apenas II e III. 
d) Apenas II. 
e) Apenas I e II.

Questão 03Prova: PaqTcPB - 2012 - UEPB
Sobre as obrigações dos estabelecimentos de ensino, previstas na LDB 9.394/96 é INCORRETO afirmar que: 
a) Cada estabelecimento de ensino deve elaborar e executar a sua proposta pedagógica, respeitando as normas comuns. 
b) Os estabelecimentos de ensino devem prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento. 
c) Os recursos financeiros, humanos e materiais não podem ser administrados pelos estabelecimentos de ensino. 
d) O cumprimento dos dias letivos e as horas-aula estabelecidas devem ser assegurados pelos estabelecimentos de ensino. 
e) A articulação entre família e escola é de competência dos estabelecimentos de ensino.

Questão 04 Prova: PaqTcPB - 2012 - UEPB
Analise as proposições abaixo referentes à gestão democrática das escolas no Brasil
I - Um dos princípios de gestão democrática da educação básica, previstos na LDB 9.394/96, é a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola. 
II - A LDB 9.394/96 assegura o direito de participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. 
III - De acordo com a LDB 9.394/96, todos os diretores de escolas da educação básica devem ser indicados pelo secretário da educação do município ou do estado. Está(ão) correta(s): 
a) I, II e III. 
b) Apenas I e III. 
c) Apenas I e II. 
d) Apenas a II. 
e) Apenas II e III.

Questão 05 - Prova: PaqTcPB - 2012 - UEPB
Sobre a estrutura e organização do ensino médio, prevista na LDB 9.394/96 analise as proposições abaixo: 
I - O ensino médio é etapa final da educação básica e possui duração mínima de três anos. 
II - O ensino de pelo menos duas línguas estrangeiras modernas é exigido, de forma obrigatória, no ensino médio. 
III - Filosofia e a Sociologia são disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio. Está(ão) correta(s): 
a) I, II e III. 
b) Apenas I e III. 
c) Apenas I e II. 
d) Apenas II. 
e) Apenas II e III.

Questão 06 -  Prova: PaqTcPB - 2012 - UEPB
Em relação à estrutura curricular da educação básica no Brasil, proposta pela LDB 9.394/96 , bem como pelo Plano Nacional de Educação, as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO: 
a) O paradigma curricular nacional deve valorizar a perspectiva da interdisciplinaridade. 
b) Os projetos pedagógicos das instituições públicas de educação básica no Brasil devem ser elaborados com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Diretrizes Curriculares Nacionais, considerando-se cada nível de ensino. 
c) Temas Transversais como ética, meio ambiente, pluralidade cultural, trabalho e consumo, dentre outros, devem ser incluídos nos currículos e propostas pedagógicas de cada nível da educação básica, em todo território brasileiro. 
d) O ensino religioso é obrigatório em todos os níveis da educação básica no Brasil
e) A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento.

Questão 07 - Prova: CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Congonhas - MG
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº. 9394/96, entendida como a orientação legal para a construção das diretrizes curriculares nacionais dela advindas, no seu artigo 26 e incisos, afirma: 
I. Os currículos dos Ensinos Fundamental e Médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. 
II. Nos currículos do Ensino Fundamental e Médio, devem abranger facultativamente o estudo da língua portuguesa, da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural, da realidade social e política. 
III. Na parte diversificada do currículo será obrigatório, a partir do sétimo ano, o estudo de uma língua estrangeira, preferencialmente a língua inglesa. 
IV. A Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica, incluindo os cursos noturnos, ajustando-se às faixas etárias e as condições da população escolar. 
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): 
A) I, II 
B) I, III 
C) III, IV 
D) I E) IV

Questão 08Prova: CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Congonhas - MG
A Lei nº. 11274/2006, em seu Artigo 4º, altera a redação da Lei nº. 9394/1996, a atual LDB, no parágrafo 2º e o inciso I do parágrafo 3º do artigo 87, onde se institui a Década da Educação. As alternativas a seguir estão em consonância com o Art. 87, EXCETO: 
A) O poder público deverá recensear os educandos no Ensino Fundamental, com especial atenção para os grupos de seis a quatorze e de quinze a dezesseis anos de idade. 
B) Cada município e, supletivamente, o Estado e a União, deverá matricular todos os educandos a partir de quatro anos de idade para ingresso na Educação Básica. 
C) Até o fim da Década da Educação somente serão admitidos professores habilitados em nível superior ou formados por treinamento em serviço. 
D) Cada município, Estado e União, supletivamente, deverá matricular todos os alunos a partir de seis anos de idade no Ensino Fundamental. 
E) Prover cursos presenciais ou a distância aos jovens e adultos insuficientemente escolarizados.

Questão 09Prova: CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Congonhas - MG
O Conselho Escolar é um dos vários mecanismos que possibilitam a gestão democrática na escola e sua implantação está prevista na atual Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº. 9394/1996. Acerca disso, está INCORRETO afirmar que: 
A) Possui atribuição deliberativa, nos casos de sua competência, e aconselhar os gestores, no que julgar necessário, sobre ações a empreender e os meios a utilizar para o alcance dos fins da escola. 
B) A LDB com esta decisão, possibilitou respeitar a autonomia pedagógica e administrativa e a condução da aplicabilidade dos recursos financeiros que chegam a escola, obedecendo as normas gerais de direito financeiro. 
C) Constitui a expressão da escola, sendo um instrumento de tomada de decisões, atendendo às diferentes expectativas da comunidade, deliberando e construindo uma gestão democrática, conforme o PPP. 
D) O Conselho Escolar é um instrumento de tradução dos anseios de toda a comunidade escolar, portanto ocorre a legitimação da voz da direção. 
E) É uma instância formada pelos diversos seguimentos da comunidade escolar: professores, funcionários, pais... Enfim, os membros que, direta ou indiretamente, estão ligados ao processo educacional.

Questão 10Prova: CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Congonhas - MG
A educação no Brasil orienta-se pelas Leis de Diretrizes e Bases, que podem ser consideradas um planejamento para um amplo intervalo de tempo. As diretrizes fornecidas pela supracitada Lei (Lei nº. 9394/96), quanto aos objetivos educacionais, dão uma dimensão muito mais ampla à educação, do que simplesmente transmissão de conhecimentos. Acerca disso, o planejamento educacional necessita: I. Considerar a educação integral do educando, pois o homem é desenvolvido simultaneamente no plano físico e intelectual com consciência clara de suas possibilidades e limitações. II. Reconhecer que o homem é munido de uma cultura e que o não oferecimento e reconhecimento de outras, não o impedem de compreender e refletir sobre o mundo. 
III. Observar que o homem é independente, mas não isolado que, conhecendo suas capacidades físicas, intelectuais e emocionais e possuidor de uma visão crítica da realidade, seja capaz de atuar de forma eficaz e eficiente nessa realidade. 
IV. Respeitar a individualidade do educando, abrindo espaços para o desenvolvimento das aptidões e da criatividade, por meio de atividades diversificadas e de um atendimento que permita o diálogo, a reflexão e a crítica. Estão corretas apenas as afirmativas: 
A) I, II, IV 
B) I, III, IV 
C) II, III, IV 
D) I, III 
E) II, IV

Questão 11 - IF-SE - 2010 - IF-SE - Assistente Social
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases- LDB nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a educação escolar compõe-se de: 
a) Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
b) Infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. 
c) Educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação profissional. 
d) Educação fundamental, educação média, educação superior. 
e) Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; educação superior.

Questão 12IF-SE - 2010 - IF-SE - Assistente Social
Do que trata o artigo 26-A, inserido na Lei de Diretrizes e Bases LDB nº. 9.394, através da lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003 e alterado pela redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008: 
a) Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino; pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância. 
b) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. 
c) Será objetivo permanente das autoridades responsáveis alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor, a carga horária e as condições materiais do estabelecimento. 
d) Oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso. 
e) Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural; organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas.

Questão 13 -  IF-SE - 2010 - IF-SE - Assistente Social
A lei de Diretrizes e Bases- LDB nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu artigo 39, diz que a educação profissional integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. Diante deste objetivo, como é desenvolvida e articulada essa educação? 
a) Com o conhecimento adquirido na educação profissional, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos. 
b) Com o ensino regular ou por diferentes estratégias de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho. 
c) Com o incentivo ao trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive. 
d) Com o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração. 
e) Com a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

Questão 14 - IF-SE - 2010 - IF-SE - Assistente Social
Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais LDB nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996: 
I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades; 
II. Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados; 
III. Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns; 
IV.Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora; V. Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular; Com relação ao texto acima, julgue os próximos itens: 
a) Nenhuma das alternativas é verdadeira. 
b) Apenas I e IV são verdadeiras. 
c) Apenas a I, III e IV é verdadeira. 
d) Apenas I, II e V são verdadeiras. 
e) Todas são verdadeiras.

Questão 15 - FCC - 2009 - TRT - 3ª Região (MG)
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação − Lei no 9.394/96, artigo 59, assegura aos educandos com necessidades especiais 
(A) professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento generalizado, integrando os educandos nas classes especiais. 
(B) currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos que atendam parcialmente às suas necessidades. 
(C) terminalidade específica para aqueles que puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências. 
(D) acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o ensino regular. 
(E) educação especial para a sociedade, visando a efetiva integração desse educandos, e condições adequadas para os que revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo. 

Questão 16 - Prova: CETRO - 2008 - SEE-SP - Supervisor Escolar
Um Diretor de estabelecimento de ensino indaga ao Supervisor, no dia de sua visita à escola, se deve comunicar a outras instâncias (e quais seriam estas) os casos de alunos com número elevado de ausências. O Supervisor, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9.394/96), deveria informá-lo que 
(A) devem ser notificados ao Conselho Tutelar do Município, ao Juiz da Comarca e à Diretoria de Ensino apenas os casos de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares. 
(B) deve ser notificada ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima do percentual permitido em lei, que é de vinte e cinco por cento, conforme o previsto na LDB e no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). 
(C) somente devem ser comunicados ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público os casos em que os alunos tenham atingido o percentual mínimo de cinqüenta por cento do total de horas letivas. 
(D) a notificação ao Conselho Tutelar do Município, ao Juiz da Comarca e à Diretoria de Ensino deve ser feita apenas quando os casos de ausências configurarem-se como de evasão escolar. 
(E) se os alunos apresentam quantidade de faltas acima de cinqüenta por cento do percentual permitido em lei, devem ser notificados os casos ao Conselho Tutelar do Município, ao Juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público.

Questão 17 - Prova: CETRO - 2008 - SEE-SP - Supervisor Escolar
A classificação e a reclassificação são dispositivos introduzidos na Educação Básica, pela Lei Federal nº 9.394/96, os quais refletem os princípios de flexibilidade da LDB e da autonomia das escolas. É correto afirmar, segundo a referida Lei, que 
(A) a reclassificação não pode se dar na própria escola. 
(B) a classificação está prevista para qualquer série ou etapa do Ensino Fundamental. 
(C) a classificação pode ser feita por promoção, por transferência, independentemente de escolarização anterior. 
(D) a reclassificação pode ser feita por promoção, por transferência, independentemente de escolarização anterior. 
(E) as normas para a classificação ou reclassificação devem constar na proposta pedagógica, subsidiando a Direção na tomada de decisão sobre a matrícula de alunos.

Questão 18 - Prova: COPEVE-UFAL - 2011 - UFAL - Pedagogo
Com relação às disposições concernentes à educação superior e que constam na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com alterações posteriores, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a opção correta: 
A) A educação superior tem por finalidade estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular aqueles internacionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade. 
B) Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, incluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver. 
C) As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam, dentre outros critérios, por ter dois terços do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado. 
D) As instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participarão os segmentos da comunidade institucional, local e regional. Em qualquer caso, os docentes ocuparão setenta por cento dos assentos em cada órgão colegiado e comissão, inclusive nos que tratarem da elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes. 
E) As instituições informarão aos interessados, no período letivo em curso, os programas dos cursos e demais componentes curriculares, sua duração, requisitos, qualificação dos professores, recursos disponíveis e critérios de avaliação, obrigando-se a cumprir as respectivas condições.

Questão 19 - Prova: COPEVE-UFAL - 2011 - UFAL - Pedagogo
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação, no art. 44 dispõe sobre o acesso aos cursos de graduação por meio de processo seletivo. Sobre o processo seletivo para ingresso na educação superior, é correto afirmar: 
A) o PEC-G possibilita a estudantes de qualquer país ingressar em uma universidade pública brasileira. 
B) o PROUNI é uma forma de acesso à educação superior por meio de seleção própria. 
C) o ENEM é utilizado por todas as Instituições de Educação Superior no preenchimento das vagas. D) o Ministério da Educação define os critérios e normas para elaboração dos processos seletivos das universidades brasileiras. 
E) as Instituições de Ensino Superior são responsáveis pela elaboração e divulgação das normas do processo seletivo, de forma autônoma, mediante aprovação dos seus conselhos.

Questão 20  - Prova: COPEVE-UFAL - 2011 - UFAL - Pedagogo
A LDB, Lei n.º 9.394, de dezembro de 1996, assegura ao ensino superior maior flexibilidade na organização curricular dos cursos, atendendo à necessidade de uma profunda revisão. Esta revisão proposta refere-se ao que consta do Decreto 2.306 de 1997, que estabelece que as Diretrizes Curriculares são referências para as avaliações dos cursos. Dadas as afirmativas seguintes, sobre as Diretrizes Curriculares, 
I. A Câmara da Educação Superior do Conselho Nacional tem competência legal para deliberar sobre as Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação propostas. II. Os cursos de licenciaturas devem ter orientações para a formação do magistério com projeto pedagógico próprio. 
III. Com as novas Diretrizes Curriculares haveria uma separação entre os conteúdos do bacharelado e da licenciatura porque estes devem ter carga horária menor e menor grau de aprofundamento. 
IV. As Novas Diretrizes dos cursos de graduação ratificam a rigidez que advém, em grande parte da fixação de currículos mínimos e progressiva diminuição de liberdades das instituições para organizar suas atividades. 
verifica-se que estão corretas somente 
A) I e II. 
B) I e IV. 
C) III e IV. 
D) II e IV. 
E) I e III.

Questão 21Prova: COPEVE-UFAL - 2011 - UFAL - Pedagogo
A formação inicial, a formação continuada e a capacitação dos profissionais do magistério são, de acordo com a LDB 9394/96, alterada pela Lei n.º 12.014/2009, atribuição e competência 
A) da União, do Distrito Federal e dos Estados e Municípios, em regime de colaboração. 
B) da União e dos Estados no que se refere aos profissionais do ensino superior. 
C) exclusivamente dos Municípios ao tratar-se de profissionais da educação infantil e ensino fundamental. 
D) exclusivamente dos Estados em relação à capacitação dos profissionais do ensino médio. 
E) exclusivamente dos próprios profissionais da educação.
  Questão 22Prova: COPEVE-UFAL - 2011 - UFAL - Pedagogo
A obrigatoriedade do ensino é um dos instrumentos que contribui com a sua democratização. A Lei nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – apresenta, em seu artigo 21, a seguinte composição ou níveis da educação escolar: 
I. educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; 
II. educação superior. 
Qual nível da educação escolar é obrigatório hoje no Brasil e qual a legislação que a garante? 
A) Educação Básica, garantida pela EC nº 59/2009. 
B) Ensino Fundamental, garantida na Lei nº 11.274/2006. 
C) Educação Superior, garantida na Lei n.º 11.741/2008. 
D) Ensino médio, garantida na Lei n.º 9394/96. 
E) Ensino Fundamental e Médio, garantida na Lei n.º 11.525/2007.

Questão 23Prova: COPEVE-UFAL - 2011 - UFAL - Pedagogo
A CF de 1988 bem como a LDB 9394/96 apresentam a gestão democrática como um dos princípios constitucionais do ensino público. De acordo com o art. 14 da LDB 9394/96, os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, conforme os seguintes princípios: participação dos profissionais da educação e participação das comunidades escolar e local, respectivamente, 
A) em conselhos escolares ou equivalentes e na elaboração do projeto pedagógico da escola. 
B) no zelo pela aprendizagem dos alunos e elaborando o plano de trabalho da escola. 
C) na elaboração do projeto pedagógico da escola e em conselhos escolares ou equivalentes. 
D) na elaboração dos planos de aula e em ações de manutenção da escola. 
E) na elaboração do Plano Municipal de Educação e no apoio à aprendizagem dos alunos.

Questão 24 - Prova: FESMIP-BA - 2010 - MPE-BA - Promotor de Justiça
Segundo a Lei Federal nº 9.394/96 (LDB), marque a alternativa correta: 
a) A educação física e a educação religiosa, apesar de serem componentes curriculares obrigatórios da educação básica e práticas facultativas para todos os alunos, independentemente de condições, devem atentar, respectivamente, para a promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais e para o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil
b) O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. 
c) Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir do terceiro ano, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição. 
d) Por ser livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, o ensino é livre à iniciativa privada, sem necessidade de autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público. 
e) A educação superior, excluídos os cursos e programas de especialização, mestrado e doutorado, integra a educação básica, posto que tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Questão 25 - Prova: CESPE - 2010 - IPAJM - Assistente Social
A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. A Lei n.º 9.394/1996 é a que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Acerca da LDB, assinale a opção correta. 
A) A educação é dever da família e do Estado e tem por finalidade a qualificação para o trabalho. 
B) Os municípios são responsáveis por coleta, análise e propagação das informações sobre a educação. 
C) A educação escolar é composta da educação básica — formada pela educação infantil, ensino fundamental e médio —, e educação superior. 
D) A educação especial deve ser oferecida preferencialmente na residência dos educandos com dificuldades de locomoção. 
E) É obrigação do Estado fornecer ensino fundamental gratuito somente às camadas pobres da população.

GABARITO
01 - B
02 - B
03 - C
04 - C
05 - B
06 - D
07 - A
08 - B
09 - D
10 - B
11 - E
12 - B
13 - B
14 - E
15 - D
16 - E
17 - C
18 - D
19 - E
20 - A
21 - A
22 - A
23 - C
24 - B
25 - C

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...