domingo, 28 de dezembro de 2014

40 fatos e curiosidades sobre a Argentina

    40 fatos interessantes e curiosidades sobre a Argentina
  1. O nome oficial da Argentina é República Argentina (em espanhol: República Argentina).
  2. O nome " Argentina "vem do latim argentum ( prata ).
  3. A capital da Argentina é Buenos Aires.
  4. A Argentina é subdividida em 23 províncias e um Distrito Federal onde se localiza a capital argentina, Buenos Aires (oficialmente Ciudad Autónoma de Buenos Aires).
  5. A capital da província de Buenos Aires é La Plata.
  6. O peso argentino é a moeda oficial da Argentina.
  7. Quem nasce na Argentina é argentino.
  8. O espanhol é a língua oficial da Argentina.
  9. Atualmente, a Argentina tem uma população de mais de 43 milhões de pessoas.
  10. A grande maioria dos argentinos ascendência europeia, principalmente italianos e espanhóis.
  11. As cidades mais populosas da Argentina são: Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Mendoza, San Miguel de Tucumán, La Plata, Mar del Plata, Salta, Santa Fé e San Juan.
  12. A cidade argentina de Ushuaia é a cidade mais austral (ao sul) do mundo. – também conhecida como o Fim do Mundo.
  13. A Argentina é o segundo maior país da América do Sul e o oitavo maior país do mundo em área territorial.
  14. A Argentina é um membro fundador da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Mercosul.
  15. A Declaração da Independência da Argentina aconteceu em 9 de Julho de 1816.
  16. A Bandeira da Argentina é um reflexo do céu da pátria em dias calmos: a cor do céu azul sem nuvens com o sol da liberdade brilhando nele.
  17. O sol com rosto com rosto humano no centro da faixa branca da Bandeira da Argentina é o Sol de Maio (em espanhol, Sol de Mayo). A versão que figurava na primeira moeda argentina , de 1813, contém dezesseis raios retos e dezesseis raios ondulantes.
  18. O Obelisco de Buenos Aires é um monumento histórico da cidade de Buenos Aires, Argentina.
  19. O esporte mais popular na Argentina é o futebol. A seleção argentina ganhou a Copa do Mundo de futebol, duas vezes, em 1978 e 1986.
  20. Não é o Diego Maradona: Gabriel Batistuta é o maior goleador da história da Seleção Argentina, com 56 gols em 78 partidas
  21. O esporte nacional oficial da Argentina é o pato, jogado a cavalo. Ficou curioso? Acesse o site da Federação Argentina de Pato: www.pato.org.ar/es/
  22. A mais antiga universidade na Argentina é a Universidade Nacional de Córdoba, fundada em 1613.
  23. María Estela Martínez, conhecida como Isabelita Perón, foi a primeira mulher que ocupou a presidência da República Argentina.
  24. O automobilista Juan Manuel Fangio foi primeiro piloto a conquistar cinco vezes o campeonato mundial de Fórmula 1, só tendo sido superado pelo Michael Schumacher.
  25. O médico, guerrilheiro e revolucionário Ernesto "Che" Guevara nasceu na cidade argentina de Rosário.
  26. Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido como Quino, é o cartunista argentino autor da personagem contestadora Mafalda.
  27. A primeira transmissão de rádio da Argentina aconteceu 27 de Agosto de 1920.
  28. Dois filmes argentinos já ganharam o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro: "O Segredo dos Seus Olhos" (2010), de Juan José Campanella e "A História Oficial" (1985), de Luis Puenzo.
  29. A Argentina tem 5 prêmios Nobel. Os argentinos laureados com o Prêmio Nobel são: César Milstein (Fisiologia ou Medicina, 1984); César Milstein (Fisiologia ou Medicina, 1984); Adolfo Pérez Esquivel (Paz, 1980) Luis Federico Leloir (Química, 1970); Bernardo Houssay (Fisiologia ou Medicina, 1947) e Carlos Saavedra Lamas (Paz, 1936).
  30. O tango é uma tradicional dança argentina. Em 2009, o tango foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. A proposta foi apresentada em conjunto por Argentina e Uruguai (outro país onde o tango é tradicional).
  31. O monte Aconcágua é o ponto mais alto das Américas e de todo o Hemisfério Sul. Fica localizado nos Andes argentinos, muito próximo da cidade de Mendoza.
  32. Ao todo, a Argentina tem 9 sítios históricos considerados Patrimônio Mundial.
  33. O Dia das Mães na Argentina é comemorado no terceiro domingo de Outubro.
  34. A Virgem de Luján (em espanhol Virgen de Luján ou Nuestra Señora de Luján) ou Nossa Senhora de Lujan é a santa padroeira da Argentina.
  35. Brasileiros não necessitam de visto de entrada nem passaporte para entrar na Argentina. É necessário apenas o seu RG como documento de identidade.
  36. Nem Freud explica: a Argentina é o país que tem o maior número de psicólogos no mundo.
  37. O jornalista húngaro e naturalizado argentino László Bíró inventou a primeira caneta esferográfica, na década de 1930.
  38. A Argentina consome um quarto de todas as Aspirinas tomadas no mundo.
  39. Alguns dos mais importantes pontos de interesse turísticos e culturais na Argentina são: Cataratas do Iguaçu, Geleira Perito Moreno, Bairro de La Boca, Parque Nacional Los Glaciares, Teatro Colón, Praça de Maio (em castelhano Plaza de Mayo), Casa Rosada, Quebrada de Humahuaca, Parque Nacional Iguazú, La Bombonera e o Obelisco de Buenos Aires.
  40. A Argentina reivindica as Ilhas Malvinas, as Ilhas Geórgia do Sul, as Ihhas Sandwich do Sul (administradas pelo Reino Unido) e  uma parte da Antártida.

Nenhum comentário: