domingo, 23 de novembro de 2014

BR-242: Milton Santos é nome de rodovia que atravessa a Chapada Diamantina e o oeste baiano

A LEI Nº 11.103, DE 18 DE MARÇO DE 2005, aprovada no Senado denomina Rodovia Milton Santos a BR-242, que atravessa a Chapada Diamantina e o oeste baiano. 

A justificativa nas palavras de Manoel Vitório:

A homenagem ao Professor Milton Santos, é mais do que justa, é necessária. 

Ele foi um dos mais eminentes geógrafos brasileiros de todos os tempos. Reconhecido mundialmente por seus mais de quarenta livros e centenas de artigos técnicos, publicados em vários idiomas, ele foi o único pesquisador, fora do mundo anglo-saxão, que recebeu a mais importante láurea na área de Geografia, o prêmio Vautrin Lud. 

Além de ser professor emérito da Universidade de São Paulo, ensinou em várias universidades da Europa, da África, da América do Norte e América do Sul. Recebeu vinte títulos de “Doutor Honoris Causa”. 

Esse brasileiro tão notável e expressivo nos meios acadêmicos e intelectuais do mundo também nos honra, a nós e às novas gerações, como exemplo de tenacidade, esforço e dedicação à ciência e ao saber. 

Tendo prestigiado o Brasil por seus profundos conhecimentos no âmbito da Geografia, acresça-se ao seu valor o fato de ter-se destacado mesmo enfrentando preconceitos porque era descendente de escravos africanos. 

Por ter sido um personagem ímpar em nosso País, o Professor Milton Santos deverá ter seu nome enaltecido. 

Fonte: Agência Senado, Portal da Câmara dos Deputados

Nenhum comentário: