sexta-feira, 4 de julho de 2014

Kika - De onde vem o raio e o trovão?

Kika: De onde vem o raio e o trovão?

Os raios são descargas elétricas produzidas dentro das nuvens da tempestade. As cargas elétricas da nuvem atraem as cargas elétricas do solo. Depois de um tempo as cargas do solo sobem em direção à nuvem e as cargas da nuvem descem em direção ao solo.

Esse é o caminho do raio.Quando as duas cargas se encontram acontece a descarga e um raio brilhante cai em zigue-zague na direção da terra. Com o raio um enorme clarão luminoso se forma em sua volta. É o famoso relâmpago. E um pouco depois escutamos o trovão. Essa diferença de tempo entre o relâmpago e o trovão acontece porque a velocidade da luz é muito maior do que a velocidade do som.

O trovão é um tremendo barulhão. O ar ao redor do raio fica super quente e cresce provocando uma explosão. Aí as ondas sonoras são empurradas provocando um estrondo espetacular. Raios, relâmpagos e trovões aparecem em fortes tempestades. As nuvens de tempestade são chamadas de cumulus nimbus e se formam a quase 20 Km do chão.

Os raios caem procurando os pontos mais altos como montanhas, árvores e telhados.

Para evitar danos, nas cidades devem ser instalados para raios em lugares bem altos para proteger todas as casas que ficam ao redor. O para raios foi uma invenção do Benjamim Franklin, o mesmo cientista que descobriu a energia elétrica. O para raios atrai o raio e evita que ele faça estragos. (Texto do vídeo de domínio público - De onde vem o raio e o trovão?)
Animação apresentada por Kika, uma criança muito curiosa, que procura entender a origem das coisas, de forma acessível e bem-humorada.

Nenhum comentário: