domingo, 6 de julho de 2014

Kika - De onde vem o papel?

Kika - De onde vem o papel?
Antes de inventarem o papel o homem usou diversas formas para escrever e desenhar. Os homens primitivos usavam as paredes das cavernas. Muito tempo depois, na Índia, foram usadas as folhas de palmeiras. Já os astecas anotavam seus livros de Matemática e Astronomia nas cascas de árvores. Os egípcios inventaram o papiro que era muito parecido com o papel, mas era bem frágil. Os chineses foram os primeiros a fabricar o papel que você conhece. Ele era feito de fibras de bambu ou sebo.
De onde vem... 
Mas em 1690 o papel deixou de ser um negócio da China para ser um negócio mundial. Foi quando os americanos fizeram a primeira fábrica de papel e hoje o mundo não vive sem o papel.

O que seria da humanidade sem livros, revistas, dinheiro e papel higiênico? Um verdadeiro “papelão”.

A maioria dos papéis é feita a partir da madeira de uma árvore chamada eucalipto. As toras de eucalipto chegam das fazendas e são descarregadas na indústria de papel. Uma esteira leva a madeira para ser descascada e picada. Então a madeira é cozida produzindo a celulose. Celulose é o nome da pasta extraída do eucalipto e que vai virar papel. A celulose é misturada a vários produtos que vão deixá-la mais branca. A massa então é preparada para entrar na máquina de papel.

Nessa máquina a massa é transformada em folhas bem grandonas. As folhas então são prensadas e vão para os secadores. A calandra é uma espécie de ferro de passar que alisa as folhas de papel. Aí o papel é enrolado para depois ser cortado nos mais diferentes tamanhos e formas. Só depois do corte, o papel é empacotado para ser vendido.

Todo papel é feito assim? Sim, até chegar à máquina de cortar. Depois cada tipo de papel tem uma fabricação diferente, com outros materiais misturados e corantes para colorir.


E são muitos tipos: cartolina, papel de seda, papel almaço, papel manteiga, papel alumínio, papel guache, papel sulfite, papel Kraft, papel jornal, papel higiênico, papel carbono, papel camurça, papel vergê e o papel reciclado. Reaproveitando o papel antigo a gente está poupando árvores e assim contribuindo para a preservação do meio ambiente. 

Desenho animado: Kika - De onde vem o papel?

Nenhum comentário: