sábado, 14 de junho de 2014

Tropa de Elite 2: propostas e dicas sobre como utilizar as temáticas presentes no filme em sala de aula - Caderno Pedagógico

Fábula de humor negro; filme político de ação e suspense; fronteira  entre ficção e documentário: difícil classificar Tropa de Elite 2 -  O inimigo agora é outro . Após as suas quase duas horas de duração, nos perguntamos: Que possibilidades o filme oferece a nós, educadores, para abordar e contextualizar conteúdos em sala de aula? Como aproveitar estas possibilidades? 

Misto de fábula contemporânea sobre as mazelas da política brasileira, o filme trata da segurança pública e das relações entre criminalidade e poder público constituído, de relações de poder e de tensões sociais que emergem da cidade convulsionada pelo caos e pela violência. A narrativa é apresentada do ponto de vista do seu protagonista, o Coronel Nascimento, interpretado por Wagner Moura. 

O professor Diogo Fraga (interpretado por Irandhir Santos) desponta como antagonista de Nascimento ao defender direitos humanos de presos e, ao longo da trama, se elege deputado, desempenhando importante papel no desenrolar do filme ao questionar as ações do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) sob o comando do Coronel Nascimento e as metodologias utilizadas pela polícia e políticos retratados no filme.

Numa explosão de imagens, cores, movimentos, efeitos especiais e personagens contraditórias, o filme traz à tona temas como a doença presente na política brasileira, as relações entre a criminalidade e o jogo do poder, fazendo uma costura entre o que  está exposto na tela e as tensões sociais que vivemos e entrelaçando, assim, ficção e realidade. 

Com suas cenas de ação, o filme é entretenimento, mas ao mesmo tempo provoca reflexões sobre a nossa sociedade, sobre o sistema político-social e a violência que nos rodeia, contribuindo assim para o pensamento e construção de princípios éticos que queremos compartilhar e de um sistema social coletivamente desejado. E o que podemos fazer para concretizar esta realidade que desejamos, que atitudes e ações é preciso desenvolver para concretizar este desejo?

Material Pedagógico "Tropa de Elite 2":

Em parceria com a produtora Zazen, responsável pelo sucesso do filme "Tropa de Elite 2", o programa Cinema Para Todos desenvolveu o Caderno Pedagógico "Tropa de Elite 2". O Caderno possui propostas e dicas sobre como utilizar as temáticas presentes no filme de maneira transversal, em sala de aula. Assim, os educadores podem estimular os alunos a refletirem sobre as diferentes temáticas a partir da representação no filme: violência urbana, geografia da cidade, gramática popular e direitos humanos são alguns dos temas que podem ser abordados em sala de aula.

Tropa de Elite aborda várias temáticas que podem ser exploradas  pelos educadores: a política brasileira, a violência urbana e a  segurança pública; a problemática do tráfico e do consumo de drogas; as relações entre criminalidade e poder público  constituído; as tensões sociais que emergem da desigualdade; trazendo caos e violência ao cotidiano da cidade.

O Filme
Sinopse: Nascimento enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. E não é só. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Nascimento se encontram, o resultado é explosivo.

Nenhum comentário: