PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Sugestões de vídeos da TV Escola sobre o Folclore, para trabalhar na sala de aula

Dicas de Efigência – Coordenadora da TV Escola em Minas Gerais*

O folclore brasileiro é o rosto social de uma vasta população de cidadãos brasileiros, cada um possuindo sua própria história, seu próprio referencial cultural, pois é integrante de uma sociedade que molda a sua identidade como pessoa.O folclore inclui mitos, lendas, contos populares, ritos, cerimônias religiosos e sociais e outros. Considerando que o mês de agosto é dedicado ao folclore, sugerimos alguns vídeos com animações sobre lendas, mitos e personagens brasileiras que podem ser trabalhadas em sala de aula.


O curupira
O Curupira é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
TV Escola. Série: Juro que vi. Programa: Curupira. Duração: 12’00’’

A Lenda do Saci-Pererê 
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.
TV Escola. Série: Juro que vi. Programa: Saci. Duração: 13’00’’

A Lenda do Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.
TV Escola. Série: Juro que vi. Programa: Boto. Duração: 13’00’’

A Lenda da Iara
Lenda da Iara, de origem indígena. Origem da lenda da sereia,  personagem do folclore brasileiro, lenda da região amazônica. 
TV Escola. Série: Juro que vi. Programa: Yara. Duração: 12’00’’

A Matinta-Pereira
A Matinta-Pereira, também conhecida como Mati-Taperê, é uma personagem do folclore da  região norte do Brasil. É representada por uma mulher idosa e assustadora que veste uma roupa  escura e velha. De acordo com a lenda, a Matinta passa as noites e madrugadas pelas ruas  assoviando de forma estridente, amedrontando as pessoas.
TV Escola. Série: Juro que vi. Programa: Matinta Pereira. Duração: 12’00’’

*Com informações do Centro de Referência Virtual do Professor. Os vídeos foram encontrados no Youtube

Nenhum comentário: