sábado, 28 de junho de 2014

Livro de Receitas: Cozinha Folclórica

Mês de agosto é importante para o folclore brasileiro, no dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore no Brasil, a data foi oficializada através de um decreto federal em 1965. 

Podemos definir folclore como um conjunto de várias tradições, são as lendas, crenças, comidas típicas, artesanato, religiosidade que um País adota.

A partir do momento que ficamos sabendo do folclore de um País, passamos ao mesmo tempo em compreender melhor o mundo em que vive as pessoas situadas naquele lugar. Além disso, conhecemos parte de sua história. Para que um costume seja de fato “folclore” é preciso que o mesmo seja praticado por um grande número de pessoas.

A cozinha brasileira é essencialmente regional; há comida baiana, mineira, paulista, capixaba, amazonense, gaúcha etc. E, dentro dessa regionalização coletamos algumas especialidades típicas, ou seja folclóricas, de cada região. Apesar das transformações dos centros urbanos e da introdução maciça de comidas das mais diversas origens, ainda hoje mantemos o gosto por estes pratos regionais preparados com aquele jeitinho típico. 

As receitas selecionadas para o Cozinha Folclórica tem como intenção oferecer pratos característicos e regionais, quitutes e quitandas, do universo de nossa cultura que rusticamente transforma alimentos básicos como a mandioca, o milho, o arroz, o feijão ou leitão em iguarias, integrando os atributos de nossa tradição.
Bom apetite!

Nenhum comentário: