sábado, 24 de maio de 2014

Professor(a), que tal trabalhar com cartografia?

atividades» ensino fundamental 1º ao 5º» Como são feitos os mapas?

Professor, que tal trabalhar com cartografia? A partir dessa atividade os alunos irão iniciar a compreensão sobre o processo de elaboração dos mapas estudando a forma como os mapas eram feitos antigamente: a partir de desenhos baseados na observação e registro de relatos. Tudo isso a partir da publicação Meu 1º Atlas do IBGE. 

Objetivos
iniciar a compreensão sobre as etapas para a elaboração de um mapa;
adquirir informações sobre a construção de mapas através de leitura coletiva e
desenhar sua sala de aula como se ela estivesse sendo vista de cima.

Conteúdos
Linguagem e alfabetização cartográfica
História da cartografia
A sala de aula

Materiais
Publicação, em PDF ou on-line, Meu 1º Atlas, disponível em:
papel ofício, lápis de cor e caneta hidrocor.

1ª etapa:
1 - Professor, converse com seus alunos sobre mapas. Traga exemplos de mapas para a sala de aula, pergunte sobre os tipos de mapas que seus alunos conhecem e se já fizeram algum mapa. Depois introduza a ideia da construção do mapa, se seus alunos sabem como os mapas são feitos, se conhecem a profissão de cartógrafo.
Meu 1º Atlas
O livro está disponível para download gratuito na Loja do IBGE

2 - Proponha a leitura coletiva do texto e imagens das páginas 74 a 77 da publicação Meu 1º Atlas. Você pode levar seus alunos para o laboratório de informática, e trabalhar on-line, ou pode baixar o arquivo em PDF e imprimir as páginas a serem utilizadas com sua turma.

3 - Após a leitura do texto explore com os alunos: a ideia do mapa como imagem de um determinado local visto do alto e a maneira como os mapas eram feitos antigamente (por observação de lugares a partir de um ponto mais alto, relatos de viajantes, e outros).

2ª etapa:

1 - Utilizando a observação de sua própria sala de aula e da imagem da página 76 do Meu 1º Atlas, proponha que os alunos elaborem um desenho de sua sala de aula vista de cima. Ressalte que, como eles farão uma espécie de mapa da sala de aula, não podem esquecer nenhum detalhe. Por isso é importante que contem o número de carteiras, sua posição e os demais móveis e objetos dispostos na sala .

2 - Exponha os desenhos dos alunos em um mural e peça que eles observem que, mesmo que todos tenham mapeado o mesmo lugar, os desenhos são diferentes, afinal, cada um vê e representa o mundo de uma maneira pessoal.

Nenhum comentário: