quinta-feira, 20 de março de 2014

Google: chegada do Outono no hemisfério Sul é lembrada pelo doodle


Doodle de Outono (Google)
Por meio de um doodle animado, o google celebra nesta quinta-feira (20) o Equinócio de Outono, início da estação no hemisfério sul. Na produção, um personagem se move entre árvores cujas folhas ganham tons avermelhados e posteriormente caem.

O fenômeno do equinócio é marcado pela incidência do sol, de maneira igual e com igual duração, nos dois hemisférios do planeta. Ocorre em março e em setembro. Nesse período, o dia e a noite terão duração iguais de 12 horas.

Enquanto no hemisfério sul o equinócio de março (dia 20 ou 21) marca o início do outono e o de setembro, o início da primavera. No hemisfério norte acontece situação inversa, em setembro (dia 22 ou 23) tem início o outono e, em março, a primavera.

O equinócio também compreende o período em que o sol incide com maior intensidade sobre as regiões da Terra próximas à linha do Equador.

Com informações da EBC
Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

Um comentário:

vanessa disse...

Pois é, este é um assunto do qual vários autores discordam ou concordam e ninguém chega a um consenso e muitos professores acabam tendo problemas a repassar aos alunos. Não é questão de ensinar errado, ao contrário. Existem livros didáticos que usam sim o termo montanha, mas outros não. O texto que você postou é ótimo, mas existem autores que defendem a tese de que montanhas são fruto apenas de dobramentos modernos, o que faria com que no Brasil estas não pudessem ser encontradas. Entretanto, a própria legislação brasileira através do Conselho Nacional de Meio Ambiente admite este tipo de relevo no país. Sendo assim, quem esta realmente correto? Qual linha o professor deve seguir?