sábado, 21 de dezembro de 2013

Solstício de verão é celebrado em doodle animado

Solstício de verão, fenômeno que marca o início da estação mais quente do ano no Hemisfério Sul, é celebrado em doodle do Google
Solstício de verão é celebrado pelo doodle do Google. Foto: Reprodução
O doodle do Google neste sábado (21/12/2013) comemora o solstício de verão, fenômeno astronômico que marca o início da estação mais quente do ano no Hemisfério Sul. O desenho mostra cinco personagens brincando no mar.

O fenômeno é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. No Hemisfério Sul, a estação mais quente do ano começa às 15h11 pelo horário de Brasília.. Com o sol a pino, as cidades que são cruzadas pelo Trópico de Capricórnio terão uma sombra mínima nos espaços abertos.
Solstícios
Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em 21 de dezembro e em 21 de junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

* Com informações da Empresa Brasil de Comunicação

Nenhum comentário: