terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Conheça o autor da capa histórica da revista National Geographic de 1985

O Conexão Roberto D´Avila entrevistou  um dos mais conceituados fotógrafos em todo mundo: o americano Steve McCurry, autor da famosa foto da menina Sharbat Gula, refugiada da guerra afegã que ficou conhecida internacionalmente através da capa da conceituada revista National Geographic e acabou se tornando o principal cartão de apresentação do artista.

Assista  a entrevista no link http://tvbrasil.ebc.com.br/conexaorobertodavila/episodio/roberto-davila-entrevista-o-fotografo-steve-mccurry
Sharbat Gula
“Eu estava em um campo de refugiados, na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão, andando por lá e fotografando o cotidiano. De repente, ouvi vozes dentro de uma barraca. Pareciam meninas em uma escola. Eu fui até lá, olhei para os alunos e bati com os olhos em uma menina em especial. Eu pensei: ´Ela tem olhos incríveis´. Pedi permissão para a professora para fotografá-la. Eu me sentei com ela por três minutos. Estava muito escuro, havia uma luz linda entrando. Eu só pensei: ´Espero que a foto tenha foco´. Eu só fui ver a foto dois meses depois. Eu a estava fotografando, ela olhou para a lente com uma expressão bastante curiosa, como se eu fosse um cara estranho, vestido de forma engraçada, pensando: ´O que é essa câmera?´. Havia curiosidade nos olhos dela. E o resultado foi incrível e essa foto esteve comigo, literalmente, todos os dias da minha vida”, conta o fotógrafo.

*Com informações da TV Brasil.

Nenhum comentário: