terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Como tirar o passaporte

Saiba como solicitar emissão de passaporte

O passaporte é o único documento de identificação aceito em todo o mundo. E, para consegui-lo, o primeiro passo é entrar no site do Departamento de Polícia Federal http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte.

Lá, preencha o formulário de formulário de solicitação de passaporte e emita a Guia de Recolhimento da União, a GRU. Só depois do pagamento da Guia, procure um posto de atendimento da Polícia  Federal. Em algumas unidades, é necessário fazer um agendamento prévio, pelo próprio site. 

Veja o que é preciso levar: um documento de identificação, que pode ser a carteira de identidade; a carteira nacional de habilitação; ou  a carteira de trabalho e previdência social; título de eleitor, com o comprovante de que votou na última eleição, ou uma declaração da Justiça Eleitoral; e o CPF.

Casados ou divorciados devem levar também a certidão de casamento. Crianças menores de 12 anos precisam da certidão de nascimento. E até os 18 anos, o CPF pode ser dos pais. 

Homens entre 19 e 45 anos precisam comprovar a quitação com o serviço militar. Se você já tem passaporte apresente-o também. E não se esqueça de levar o comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União. 

Em no máximo seis dias úteis, seu passaporte estará pronto. Mas você tem que ir retirar pessoalmente. 

Vídeo: Como tirar o passaporte
Como tirar o passaporte *Com informações do Portal Brasil http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2010/01/passaporte

Nenhum comentário: