domingo, 3 de novembro de 2013

Qual a diferença entre clima e tempo?

Você sabe qual a diferença entre clima e tempo?

O tempo meteorológico é o tempo atual ou tempo a ser previsto pelos meteorologistas, que se estende no máximo por 15 dias. O clima é o conjunto de estados do tempo meteorológico que caracterizam o meio ambiente atmosférico de uma determinada região ao longo do ano. O clima, para ser definido, considera um subconjunto dos possíveis estados atmosféricos e, para tal, requer a análise de uma longa série de dados meteorológicos e ambientais. Por longa série se entende um período de dezenas de anos. A Organização Mundial de Meteorologia (WMO) recomenda 30 anos para a análise climática.

Clima refere-se a um conjunto de condições que dominam uma região durante um período maior, e as previsões do tempo trazem informações precisas sobre o comportamento da natureza em um período bem específico, geralmente uma semana, no máximo.

Como as previsões influenciam no nosso dia a dia?

As condições do tempo influenciam as várias atividades que fazem parte do cotidiano: nossas viagens (terrestres, aéreas e marítimas), aulas ou festas ao ar livre, e também o plantio e a colheita de alimentos, entre outras coisas. Só que, nesses momentos, a gente nem lembra que existem técnicos altamente especializados, observadores e cientistas que, apoiados pela moderna tecnologia, trabalham para pesquisar e prever as condições do tempo que vamos enfrentar, não é mesmo? Legal é que o serviço dos meteorologistas muitas vezes salva vidas, no caso da previsão de tempestades, nevascas e tornados, por exemplo. Com informações da EBC


Leia também:
A previsão do tempo ficou mais divertida com a Turma da Mônica

Clima Kids da turma da Mônica - Imagem: Reprodução Planeta Sustentável

Nenhum comentário: