PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O Xadrez das Cores: sugestão de filme para assistir no Dia da Consciência Negra

Cida é uma mulher negra de 40 anos que vai trabalhar para Estela, de 80 anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Estela tripudiando de Cida por ela ser negra. A doméstica atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez. 

A busca de mais informação sobre o universo do tabuleiro através dos livros, abre novas possibilidades de intervenção na vida pessoal da empregada, que passa a observar a relação de trocas entre as peças em movimento no tabuleiro, o que lhe serve de referência para uma transformação na convivência com Estela.

O diretor Marco Schiavon se utiliza de uma analogia para abordar de forma lúdica o preconceito racial neste filme que foi um dos últimos trabalhos da atriz Miriam Pyres, falecida em 2004, quando participava da novela Senhora do Destino da TV Globo.
O vídeo está disponível para assistir no Youtube.



O Xadrez das Cores
De Marco Schiavon. Ficção. 2004. 22min. Cor. 35mm. Com Anselmo Vasconcellos, Mirian Pyres 
e Zezeh Barbosa .

*adaptado, com informações da TV Brasil.

Importante!
uma análise do vídeo e as possibilidades de utilização do filme e da temática em sala de aula.
Conheça também o roteiro completo neste link http://portacurtas.org.br/dialogos/o_xadrez_das_cores_dialogos.rtf

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...