quarta-feira, 6 de novembro de 2013

IBGE mapeia a distribuição da população preta e parda

O IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - lança nesta quarta-feira, 06/11, o Mapa da Distribuição Espacial da População, segundo a cor ou raça – Pretos e Pardos, primeiro produto de uma parceria técnica com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). Para isso, as informações do quesito cor ou raça do Censo Demográfico 2010 foram desagregadas segundo os 316.574 setores censitários urbanos e rurais com os quais o IBGE trabalhou nesta operação censitária. O lançamento será feito na III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que acontece, até amanhã, em Brasília.
Segundo o Censo 2010, 43,1% da população brasileira declararam pardos e o maior percentual desse contingente estava na Região Norte (66,9%), sendo que todas as regiões revelaram percentuais acima dos 35%, exceto o Sul, com 16,5%. Ainda segundo o censo, 7,6% dos entrevistados se declararam pretos, e seu maior percentual estava no Nordeste (9,5%), com o Sudeste (7,9%) a seguir, enquanto a Região Sul mostrou o menor percentual (4,1%).

A cooperação técnica entre o IBGE e a SEPPIR também tem como meta elaborar estudos sociodemográficos e análises espaciais dos territórios com a presença (confirmada por título) de comunidades quilombolas. Futuramente, a informação sobre estes territórios será incluída na base territorial do IBGE. O Mapa da Distribuição Espacial da População, segundo a cor ou raça – Pretos e Pardos pode ser acessado no portal do IBGE, em . ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/mapas_murais/brasil_pretos_pardos_2010.pdf

Nenhum comentário: