sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Sessão Desenho: De onde vem e para onde vai o petróleo?

Sessão Desenho*: De onde vem e para onde vai o petróleo? Animação do Akatu Mirim explica o ciclo do petróleo para crianças

Nós usamos tanto petróleo que hoje é até difícil pensar a vida sem ele. Você sabe de onde vem e para onde vai o petróleo?
De onde vem o petróleo? (Foto: Divulgação/ Reprodução)
Existem muitas teorias e uma das mais aceitas diz que o petróleo surgiu de restos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares desde o tempo dos dinossauros por milhares e milhares de milhares de anos, terremotos e vulcões soterraram esses fósseis que foram se transformando até virar petróleo.
A formação do petróleo vem de restos de animais e vegetais mortos no fundo
de lagos e oceanos ao longo de milhares de anos. (Foto: Divulgação/ Reprodução)
Esse líquido preto e espesso ficou guardado em camadas, umas mais rasas e outras mais profundas, em terra firme ou debaixo do mar.
Só há uns 4 mil anos antes de Cristo, os homens passaram a usar o petróleo que ficava mais perto da superfície para para acender fogueiras e tochas, pavimentar estradas, vedar barcos.


Desde 4.000 A.C  o petróleo é usado para acender tochas.
(Foto: Divulgação/ Reprodução)
Demorou muito tempo para que o petróleo fosse usado em grande escala pela humanidade. Isso só foi possível com a perfuração dos primeiros poços de petróleo nos EUA em 1859. De lá pra cá as tecnologias utilizadas para extração foram melhorando.

Você já imaginou para onde vão os produtos que consumimos que também vem do petróleo?
Pra onde vai o petróleo? (Foto: Divulgação/ Reprodução)
Essa e outras respostas você encontra no vídeo da quarta Sessão Desenho, do Blog de Geografia (Suburbano Digital). De onde vem e para onde vai o petróleo?
Aperte o play e confira!
 De onde vem e para onde vai o petróleo? Akatu Mirim
* Esse post inclui texto do vídeo "De onde vem e para onde vai o petróleo?"

Nenhum comentário: