sábado, 13 de julho de 2013

Estão abertas as inscrições para a 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2013

Estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio, matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil, têm até 9 de agosto de 2013 para se inscreverem na 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Elaborada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2009, a iniciativa conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também poderão participar. 

A primeira fase da competição começa em 19 de agosto de 2013, quando é comemorado o dia do historiador. Segundo a Unicamp, como nas edições anteriores, a competição será realizada pela internet, em cinco fases, com duração de uma semana cada, além de uma etapa presencial. As equipes deverão ser compostas por três estudantes e um professor de história. 

Entre as novidades deste ano está a realização de um curso on-line de formação continuada para os professores orientadores das equipes. O curso ocorrerá simultaneamente à realização das fases da prova pela internet e estará disponível a todos os professores interessados. As inscrições podem ser feitas pelo site da olimpíada, e só serão efetivadas mediante pagamento do boleto. Para escolas públicas, o valor da taxa de inscrição é de R$ 21,00 por equipe. Já para as escolas particulares, são R$ 45,00 por equipe. 
5ª  ONHB - Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2013
A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (15 equipes), prata (25 equipes) e bronze (35 equipes). Todas as outras equipes que participarem da competição receberão medalhas de honra ao mérito, além de certificados de participação, que serão entregues para todos os inscritos e também para as escolas. 

A olimpíada é desenvolvida pelo departamento de História da Unicamp e as provas são elaboradas por historiadores, professores e pós-graduandos em História da universidade. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.

Mais informações você encontra em http://www.olimpiadadehistoria.com.br/5-olimpiada/inicio/index

Vinheta da 5ª ONHB -  Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2013

5ª  ONHB - Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2013

Com informações do Portal Planalto

Nenhum comentário: