PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 16 de junho de 2013

Guia de Livros Didáticos 2014: Estará disponível online a partir do dia 21 de Junho

Guia de Livros Didáticos 2014: Estará disponível online a partir do dia 21 de Junho

Guia PNLD 2014 - Anos Finais do Ensino Fundamental. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem por objetivo prover as escolas públicas do ensino fundamental e médio com livros didáticos, acervos de obras literárias, complementares e dicionários. Neste ano, as escolas escolherão os livros do ensino fundamental do 6º ao 9º ano para alunos e professores. 
Livro Didático: o mais antigo dos programas voltados à distribuição
de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileiro.

As informações completas para o processo de escolha vão constar no Guia de Livros Didáticos tanto na versão impressa quanto digital, que será disponibilizado no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)  em www.fnde.gov.br, a partir do dia 21 de Junho de 2013. 
O Guia de Livros Didáticos 2014 terá resumos e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). São livros do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, nos componentes curriculares de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história e língua estrangeira moderna – inglês ou espanhol

"Com o guia em mãos, professores, diretores e coordenadores pedagógicos podem conhecer melhor os livros e selecionar os mais adequados ao método de ensino de cada escola. Depois disso, basta entrar no sistema do FNDE e oficializar a escolha".

"As escolas receberão uma carta amarela, registrada, com dados de usuário e senha de acesso ao sistema de escolha do livro, previsto até o mês de julho". 

O prazo para o registro da escolha dos livros didáticos para o triênio de 2014 a 2016 pela internet será de 02 a 12 de Agosto de 2013. O Guia do PNLD 2014 será disponibilizado http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guia-do-livros >> Escolha Guia PNLD 2014 - Ensino Fundamental.

Para que o processo de escolha seja realizado pela escola com autonomia e seja isento de interferências externas, o FNDE regulamentou as formas de divulgação dos livros no PNLD. Esse documento, intitulado de Normas e Condutas, está disponível no portal, em www.fnde.gov.br >> Livro Didático >> Legislação >> 2007 >> Portaria nº 7 de 5/4/2007 e é de leitura imprescindível.

É importante ressaltar que, no período que vai da divulgação do Guia pelo FNDE até o final da temporada de escolha, os representantes dos editores ficam impedidos de acessar as dependências das escolas para realizar divulgação dos títulos participantes, e ficam proibidos de participar de eventos das escolas e secretarias destinados à realização das escolhas, cabendo aos dirigentes e professores denunciar as violações pelo telefone 0800 616161 ou pelo portal www.fnde.gov.br no espaço reservado ao processo de escolha. Também é não é permitido às escolas aceitar vantagens oferecidas pelos editores e seus representantes. 

O MEC e o FNDE não solicitam confirmação de dados de usuário e senha por e-mail ou telefone. As escolas devem cuidar para que esses dados fiquem seguros. Possíveis violações ao processo de escolha devem ser denunciadas pelos dirigentes e professores, pelo 0800 616161 ou pelo portal do FNDE. Para informações, consulte o portal do FNDE ou recorra ao Serviço de Atendimento ao Cidadão, pelo telefone 0800 616161, teclando “2” e depois “5”.


Nenhum comentário: