terça-feira, 18 de junho de 2013

Crianças aprendem sobre preservação ambiental jogando

Adriana Franzin/EBC

Preservação ambiental é tema de jogo infantil (Guardiões da Floresta) Lobisomem, Sereia, sucuri, anta, onça-pintada e outros bichos da floresta não podem deixar a natureza ser destruída. 

O jogo Guardiões da Floresta é uma aventura em que personagens folclóricos e animais personificados que habitam a região amazônica precisam vencer os perigos criados com a instalação de uma misteriosa fábrica de celulose. 
Jogo Guardiões da Floresta
Dentro desse contexto, atuando no papel desses personagens, as crianças aprendem sobre preservação do meio ambiente de uma forma divertida e lúdica. O jogo, criado por um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual da Bahia, está disponível para ser baixado gratuitamente. 
São três fases e muitos desafios em que as crianças poderão conhecer o espaço em que vivem e tomar consciência sobre a importância de se cuidar da natureza. 

É uma estratégia para que o educador aplique conteúdos voltados para a sustentabilidade, educação ambiental, exploração de riquezas naturais, impactos da civilização na fauna e na flora, mudanças climáticas, extinção de espécies, dentre outros temas relacionados. 

No site, há informações sobre todos os personagens, além de dados sobre as plantas típicas da região da Amazônia, os rios e as etnias indígenas que habitam o local. Dentro da página, os professores também podem contar com orientações pedagógicas para usar o jogo em sala de aula. 

Nenhum comentário: