sábado, 11 de maio de 2013

Parques do Mundo: Parque Natural das Lagoas de Cufada (Guiné-Bissau)

O Parque Natural das Lagoas de Cufada, está situado no sul da Guiné-Bissau, região administrativa de Quinará, mais concretamente a leste e sudeste do setor de Fulacunda e nordeste do setor de Buba. 

Estas duas cidades são consideradas os centros populacionais mais importantes ao redor parque. A área total é estimada em 700 km2.

O Parque Natural das Lagoas de Cufada é formado pelas lagoas de Bionra, Bedasse e a própria Cufada, constituindo um meio muito favorável à sobrevivência tanto da fauna como da flora, razão pela qual, periodicamente, recebe muitas aves aquáticas tanto autóctones como migradoras, algumas destas com estatuto de animais protegidos de importância internacional. 
A grande biodiversidade da flora, fauna e da avifauna do parque do ponto de vista biológico e turístico é notória.

Além da importância ornitológica, o parque caracteriza-se pelas formosas paisagens das lagoas e por uma riqueza significativa em macrofauna de uma grande quantidade de mamíferos de interesse, entre os quais se encontram alguns ungulados como:

O hipopótamo branco (Hippotraugus equino), o antílope (Kobus defessa) o búfalo (Syncerus caffer), além de leopardos, hienas e cerca de 7 a 8 espécies de primatas, incluindo o chimpanzé (Pan troglodytes), presente em quase todas as áreas do parque. Também se registra a presença decrocodilo preto (Osteolaemus tetraspis). 

No Rio Grande de Buba cabe destacar a zona de reprodução de barracudas e outros peixes de interesse comercial, assim como a frequente presença de manatins (Trichecus senegaelensis), crocodilos e algumas espécies de tartarugas. 

Na zona do Parque existem 36 tabancas que acolhem uma população de cerca de 3.500 pessoas pertencentes a diversas etnias, designadamente, Beafadas (77,4%), Balantas (8,7%), Fulas e Manjacos (3,6%, cada) e Papel (2,6%). Embora com menor representação, existem ainda comunidades de Bijagós, Mandingas e Mancanhas.

Com informações do ePORTUGUÊSe

Nenhum comentário: