sábado, 6 de abril de 2013

Geografia para todos

Mariana Cruz

O site Geografia para todos, como o próprio nome indica, é de interesse geral, mas parece feito sob medida para a meninada do Ensino Médio, pois, aliados à diversidade de assuntos, estão temas sempre debatidos em sala aula e cobrados nas provas. O leiaute do site não é lá essas coisas: o design é tradicional e tem o bege e o branco como cores predominantes. Tal apresentação, porém, acaba fazendo com o que conteúdo sobressaia.
Imagem da página inicial do site
Geografia para Todos
Na página inicial estão listadas as 12 seções do site. A primeira delas, Leitura para todos, traz diversos artigos, matérias e notícias relacionadas à Geografia política, física e ambiental, com enfoque atualizado do panorama mundial. A seção Enem traz as questões das edições de 2003 a 2010 direta ou indiretamente relacionadas a Geografia, além das propostas de redações de cada ano. Em Vestibulares estão questões relacionadas à disciplina, como agricultura mundial, cartografia, clima, geologia e evolução do capitalismo, entre outros. Para mostrar que se trata de um site democrático, há também o espaço de Críticas e sugestões.
Logo depois está a seção de Mapas, que traz as opções de Imagem 3D, com fotos incríveis de lugares exóticos, como a Costa de Omã; as crateras na Tanzânia, o estreito de Gibraltar; há também a opção Mapas mudos, Mapas físicos, Mapas mudos coloridos e Mapas temáticos. Na seção Infográficos encontramos as representações visuais de diversos temas, como Crise na África, Água limpa; Estações do ano, muitos deles em alta resolução, um bom material para ser utilizado em sala de aula. 
Leia também: 
Em Links para todos estão os endereços eletrônicos que todo geógrafo que se preze precisa saber, como ONU, Mercosul, Incra e muitos outros. A seguir há a seção Paisagem para todos, onde aparecem fotos de diversas partes do mundo: pontos turísticos, paisagens selvagens, uma simples flor do cerrado ou uma pedra com uma cavidade formada pelo processo erosivo. Em Vídeos podemos relembrar vários momentos marcantes da história como a Queda do muro, A revolta dos árabes pela liberdade, Degelo global etc. Logo abaixo vem a seção Infográficos interativos – quase um filmezinho em que o internauta é o diretor. Por fim, há a seção Recursos cartográficos, onde o leitor pode clicar nos ícones da National Geographic, Google maps e do IBGE para acessar os recursos.
Trata-se de um site que interessa a todos aqueles que se preocupam com os caminhos que nosso planeta está tomando. E para a juventude em especial é de grande valia: além de conscientizar, também pode garantir uns pontinhos no vestibular.

Com informações do site Educação Pública.

Nenhum comentário: