sexta-feira, 12 de abril de 2013

Conheça o blog do Laboratório de Biogeografia e Climatologia da UFV - Universidade Federal de Viçosa

O blog do Laboratório de Biogeografia e Climatologia da UFV - Universidade Federal de Viçosa, em seus 3 anos de atividades, tem auxiliado o corpo discente e docente em seus trabalhos, na medida em que oferece um espaço para os estudos e as pesquisas desenvolvidas sobre o assunto. Edson Soares Fialho, Doutor em Geografia Física pelo Programa de Pós-graduação em Geografia Física Aplicada da Universidade de São Paulo, é coordenador do Laboratório de Biogeografia e Climatologia (Bioclima). Desenvolve pesquisas nas áreas de Climatologia e Biogeografia.  

Segue abaixo os links de algumas matérias interessantes postadas no blog. Acesse!

Atlas Brasileiro de Desastres Naturais - É um produto de pesquisa resultado do acordo de cooperação entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina.
Biogeografia Dinâmica: A Natureza e o Home no Brasil - O solo e o subsolo, a flora e a fauna, os indígenas e os sertanejos, os sítios e as paisagens, o turismo e a legislação brasileira sobre o assunto.
Cientistas usam laser para criar chuva - Em um experimento realizado entre 2009 e 2010, eles demonstraram a utilização do laser para promover a formação de gotículas de água e evitar que elas tornassem a evaporar.
Ilha de Calor em Manaus  - As alterações sofridas tanto na ocupação populacional quanto no planejamento urbano da cidade de Manaus representaram também mudanças na estrutura atmosférica da capital.
Leiam a matéria de Raquel Rolink. Muito interessante!!! Em 2011, Raquel Rolink participou do Jornal da TV Cultura, falando sobre o problema das chuvas que atingem várias regiões do nosso país nesta época do ano. Depois da apresentação de uma reportagem que mostrava deslizamentos de encostas e perdas de vidas em várias cidades, a primeira pergunta do apresentador Heródoto Barbeiro foi: “isso tem solução?” Confira a resposta de Raquel Rolink
Origem épica da Amazônia - O artigo destaca recentes descobertas que reconhecem a lenta elevação da cordilheira dos Andes como a principal força propulsora da extraordinária biodiversidade da região.
Os sítios urbanos e suas influências térmicas - Trabalho de campo em quatro municípios da Zona da Mata mineira. Foram constatadas altitudes (GPS) e conformações do sítio urbano nas cidades de Visconde do Rio Branco, Ubá , Teixeiras e Ponte Nova.
O livro vermelho das espécies -  O livro reúne informações científicas sobre todas as 627 espécies da fauna reconhecidas como ameaçadas de extinção.
Relógio Carbônico - Tem o objetivo de mostrar o incremento do CO2 na atmosfera a cada instante, apresentando em tempo real uma estimativa da concentração do gás atmosfera.
Tipos de Nuvens - Influenciado pela sistemática de Lineu, para classificar plantas e animais, L. Howard, em 1803, produziu o primeiro sistema de classificação das nuvens realmente utilizável.
Tipos de Nuvens
 Um novo mapa Biogeográfico - A recente catalogação pode ser dividida em detalhes geográficos para cada classe de animais e está disponível gratuitamente, de forma a contribuir com uma ampla gama de ciências biológicas, bem como com o planeamento da conservação e gestão da biodiversidade.
Uma questão Biogeográfica - A Biogeografia é uma área de estudo que contempla tanto a Geografia quanto a Biologia, a qual múltiplos fatores se integram , deixando-a amplamente discutida e até certo ponto complexa, o que ocasionou mudanças em seu conceito no decorrer do tempo, devido a mudança na maneira de pensar de pesquisadores e estudiosos.

Nenhum comentário: