PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 22 de abril de 2013

22 de Abril - Dia Mundial da Terra

O Dia Internacional da Terra é um reconhecimento da importância do nosso planeta e seus ecossistemas como elementos essenciais para a vida. O objetivo principal deste dia é consciencializar todos os povos sobre a importância e a necessidade de conservar os conservação dos recursos naturais do planetacomo um alerta sobre a responsabilidade coletiva na promoção da harmonia entre todos os seres vivos para que possamos atingir um equilíbrio entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras.
Um pouco de história... 
O Dia Internacional da Terra, celebrado a 22 de Abril, marca o aniversário do que muitos consideram o nascimento do movimento ambiental moderno, iniciado em1970. 
A ideia deste primeiro movimento partiu do senador norte-americano Gaylord Nelson que, após verificar as consequências do desastre petrolífero ocorrido em 1969 em Santa Barbara, Califórnia, resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra. 
Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra do Vietnam, Gaylord Nelson dedicou-se a colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana. 
Em 1970, mais de 20 milhões de americanos manifestaram a sua posição a favor da preservação da Terra e do meio ambiente. 
A pressão social teve seus efeitos e o governo dos Estados Unidos acabou por criar a Agência de Proteção Ambiental e implementar leis destinadas à proteção do meio ambiente. 
Desde esse dia, e a cada dia 22 de Abril, mais de 1 bilião de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do meio ambiente e da sustentabilidade do planeta Terra.
22 de Abril de 2013 
O tema para o Dia Mundial da Terra deste ano é : 
"A FACE DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS" 
Para muitos, as alterações climáticas representam um problema longínquo e complexo. Mas isto apenas acontece porque ainda não tiveram que lidar diretamente com o problema e as suas consequências. 
As alterações climáticas têm efeitos bem reais nas pessoas, nos animais, nos ecossistemas e nos recursos naturais de que todos nós dependemos e se nada for feito, estes efeitos irão alastrar-se a todo o planeta. 
Felizmente, a cada dia surgem outros rostos. Rostos que contribuem de alguma forma para a solução deste problema e que são também um "Rosto das Alterações Climáticas".

Com informações do blog ePORTUGUÊSe
Para saber mais sobre este tema consulte:

Um comentário:

Unknown disse...

Nós como sociedade cuidamos infelizmente mal daTERRA. É urgente nos conscientizarmos que os recursos naturais em nosso planeta são finitos. Portanto é precisamos repensar o estilo de vida atual.

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...