segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Encceja - Inscrições para exame de certificação para ensino fundamental podem ser feitas até o dia 7 de fevereiro

Provas serão aplicadas no dia 14 de abril

Os interessados em conquistar a certificação para o ensino fundamental devem ficar atentos. É que o prazo de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências (Encceja), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), vai até o dia 7 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas pela internet.
De acordo com o edital do Exame, para efetivar a inscrição, o candidato deverá ter em mãos, o seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade. O candidato deverá indicar ainda quais as provas que deseja realizar e onde deseja solicitar o seu certificado de conclusão do ensino fundamental. Lembrando que o candidato não poderá realizar a mudança do local de prova, nem do município escolhido, após o encerramento das inscrições que se dará às 23h59min do dia 07/02/2013, horário oficial de Brasília-DF.
 A avaliação, que é voltada para jovens e adultos maiores de 15 anos, é gratuita e voluntária. 

MINAS GERAIS

Em Minas Gerais, o Encceja será aplicado em 59 municípios. Serão emitidos certificados para aqueles candidatos que alcançarem a pontuação mínima indicada pelo Inep.
Provas
O Exame se constitui de quatro provas objetivas, prova Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, educação Física e Redação, Matemática, História e Geografia, Ciências Naturais, contendo cada uma 30 (trinta) questões de múltiplas escolha e uma proposta de tema para Redação.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem como objetivo avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada. O exame é aplicado anualmente e a adesão das redes de ensino é opcional.
Confira as cidades mineiras onde serão aplicado o Ennceja
Açucena, Alfenas, Alpinópolis, Araxá, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Boa Esperança, Bocaiúva, Brasilândia de Minas, Carmesia, Confins, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Curvelo, Divinópolis, Fronteira, Governador Valdares, Ibirité, Igarapé, Ipatinga, Itabira, Itabirito, João Monlevade, Juiz de Fora, Lima Duarte, Luz, Manhaçu, Mariana, Montes Claros, Muriaé, Nova Resende, Novo Cruzeiro, Ouro Preto, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Pedro Leolpodo, Poços de Caldas, Pompeu, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Rio Pardo de Minas, Santa Luzia, São João del-Rei, São João da Lapa, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Timoteo, Três Corações, Três Marias, Três Pontas, Turmalina, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

Nenhum comentário: