sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Cartilhas para Download

O Blog de Geografia reuniu da internet várias cartilhas com conteúdo educativo. Elas estão ao alcance de todos. É de graça! Basta fazer o download o arquivo em pdf.

Cartilhas ilustradas podem ser baixadas gratuitamente

Cartilha - Os donos da cidade
O material é destinado aos alunos do Ciclo Básico I e II. Em forma de quadrinhos, conta a história de um garoto (junto com mais dois curiosos amigos) que chega para a mãe e pergunta: Mãe, quem é dono da cidade?
A iniciativa se justifica sob o argumento de que falar de Educação Fiscal é fazer uma reflexão sobre o significado social dos impostos, as ações de controle, sobre a construção de uma conscientização da população de seus direitos e deveres relativos aos tributos e à aplicação dos recursos públicos e estimular o controle social para o pleno exercício da cidadania.
A criação e os desenhos são de Lucas Lima (www.lucaslima.com).
Com informações do site: PMSM
 
Cartilha Cotas Raciais: Por que sim?
O Ibase publicou, com o apoio do Observatório da Cidadania, a cartilha Cotas Raciais: Por que sim?, sobre ações afirmativas e em defesa das cotas raciais. A cartilha continua sendo distribuída. Cartilha pode ser baixada no link http://www.ibase.br/userimages/cart_ibase_cotas_final.pdf

 
Turma da Mônica - O Cartel da Limonada
Gibi produzido em parceria com a Mauricio de Sousa Produções com o objetivo de introduzir conceito de ética nos negócios para o público infantil. MJ/SDE/DPDE, 2009.
Baixe a cartilha aqui! 
{txtalt}
Perguntas e Respostas sobre o
Aquecimento Global
 Perguntas e respostas sobre o aquecimento global
 Esta cartilha do IPAM discute as principais questões relacionadas às mudanças globais, desde seus fundamentos até políticas públicas que estão em discussão para mitigar seus efeitos. O modelo de desenvolvimento utilizado por nossa sociedade nos últimos 150 anos e disputas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento estão no cerne desta questão. O Brasil tem um papel muito importante, pelas suas vantagens estratégicas (abundância de hidroeletricidade, programa de biocombustíveis em larga escala, recursos de energia solar e eólica importantes, Amazônia, etc.), mas precisamos urgentemente controlar o processo desordenado de ocupa- ção da Amazônia, pois o pior uso que podemos fazer deste riquíssimo ecossistema é queimá-lo, transformando sua rica biodiversidade em gases de efeito estufa. Esta é uma tarefa de todos nós brasileiros, e esta cartilha do IPAM discute algumas estratégias para que o país possa utilizar seus vastos recursos naturais de modo inteligente e que as novas gerações de brasileiros possam usufruir de um clima e um ambiente saudáveis .
Escrita de forma didática, a cartilha pode ser facilmente compreendida por adultos e crianças e está disponível para download gratuito no link aqui!


mundo organicoIAPAR no Mundo Orgânico – a cartilha da agricultura orgânica. Junho 2004 - 28 p. (Moacir Darolt)

 - Download gratuito do arquivo em pdf

A cartilha IAPAR no Mundo Orgânico foi produzida com a intenção de incentivar alunos, professores, familiares, Associação de Pais e Mestres e todos os envolvidos com o processo de educação a implementar ações para preservar o meio ambiente. As atividades apresentadas na publicação foram desenvolvidas para integrar a criança ao seu mundo. Cultivar uma planta ou uma horta orgânica, por exemplo, permitirá à criança potencializar o poder de observação, o respeito pelo meio ambiente e o relacionamento com os seres vivos. As informações, dicas e sugestões contidas nesta cartilha se prestam a apoiar educadores em ações interdisciplinares, como a inclusão dos temas aqui abordados em aulas de ciências, matemática, história ou atividades artísticas. Destinada a crianças do ensino fundamental, apresenta passatempos, receitas, testes e música.



Cartilha Jogo ABC do Mangue
Esta cartilha está disponível online no site da Procuradoria da República em Alagoas e visa estimular crianças a cuidar do meio ambiente. Você pode fazer o download da cartilha  Aqui! 

Cartilha em quadrinhos
 Cuidemos do Nosso Clima
 Cuidemos do Nosso Clima 

 Emissões de gases de efeito estufa, aquecimento global e mudanças climáticas são alguns dos termos freqüentemente utilizados pela imprensa, televisão e rádio. As crianças costumam perguntar muito a respeito de seus significados e implicações. Esta publicação visa a responder essas questões de forma fácil, compreensível e atrativa ao público jovem. Para baixar a cartilha siga o link aqui!






Cartilha - Plano diretor 
Cartilha - O negócio é participar - A importância do plano diretor para o desenvolvimento municipal.
Cartilha - Plano diretor
Cartilha pode ser baixada gratuitamente pela internet no link aqui!
O objetivo desta cartilha é mostrar como o plano diretor pode se transformar num importante instrumento para o desenvolvimento econômico do município.

Educação Ambiental - Emater-MG
  Educação Ambiental - Emater-MG - Cartilha em quadrinhos pode ser baixada gratuitamente pela internet

Este material é parte de um projeto apoiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente e desenvolvido pela EMATER MG, que tem por objetivo provocar discussão sobre as questões ambientais. Trataremos aqui de algumas práticas, que, exercitadas no dia-a-dia, poderão diminuir os danos causados ao ambiente. Confira no link aqui!





Cartilha Água
Cartilha sobre a Água. Ou todos preservam ou ela acaba
Cartilha sobre a água pode ser baixada gratuitamente pela internet - Link aqui!
Nesta cartilha, vocês têm informações vitais sobre a importância desse recurso do nosso bonito planeta. Os principais assuntos são estes: os usos da água, o ciclo hidrológico e o tratamento da água e do esgoto. Vocês vão ler também dicas de higiene e conservação da água.

 Cartilha do Direito Internacional do Trabalho em quadrinhos

As normas internacionais do trabalho são o principal instrumento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para a promoção da justiça social no mundo. A Anamatra e a OIT acreditam que o respeito aos princípios e direitos fundamentais no trabalho será conquistado a apartir de iniciativas que tornem realidade o trabalho decente para homens e mulheres, promovendo o fortalecimento do diálogo social. Em linguagem didática e acessível, a cartilha explica o conteúdo das Convenções Fundamentais da OIT e oferece uma breve síntese da história do trabalho, das lutas e conquistas dos trabalhadores.
Cartilha Biomas
 Cartilha dos Biomas - A natureza ensina a viver
O que é um Bioma?
É tudo ao nosso redor. Bioma é toda região que possui um tipo de clima bem característico, que possibilita a formação de vegetação, fauna, relevo e outras características. O Bioma é que a diferencia de qualquer
outra região. No Brasil, existem 6 tipos de Biomas: o Cerrado, Pantanal, Caatinga, Pampas, Floresta Amazônica e Mata Atlântica. Infl uenciados pelos diferentes Biomas, as atividades dos
habitantes passam a ser típicas em cada região, como a pecuária num lugar e a agricultura em outro etc. Agora que você já sabe sobre os Biomas existentes, baixe a cartilha e saiba mais no link aqui!


Cartilha do Lixo
Cartilha do Lixo - Lições que não podem ser jogadas fora.  
Para baixar siga o link aqui!
- Download PDF - Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.
Pais e mães: a sua participação é importante. Acompanhem seus filhos!
PDE - Para a educação melhorar, todos devem participar.
Cartilha produzida pelo MEC e instituições parceiras da Mobilização Social pela Educação
Desenhos de Ziraldo - Área: Educação (formato PDF - tamanho 2,04MB - 16págs)


Papo Cabeça - Saúde na Roça
Papo-Cabeça é uma tentativa de levar para dentroda escola os resultados obtidos em Ciência eTecnologia, de uma forma simples e descontraída, mas ciente do seu papel de atuar como agente de transformação social junto a uma classe com reduzido acesso à informação científica.
Papo-Cabeça nasceu no estilo Gibi por acreditarmos que o formato de história em quadrinhos tem grande apelo junto ao público juvenil e por entendermos que, assim, seria mais fácil tratar de um assunto tão árido para um segmento tão jovem.
Baixe a cartilha aqui!


 - Download PDF -Viva o trabalho!
Cartilha produzida pelo Ministério do Trabalho e Emprego
Idealizada pela Superintendência do Trabalho e Emprego no Paraná
Desenhos de Ziraldo - Área: Trabalho Infantil
[Fonte: MTE - Ministério do Trabalho e Emprego]
(formato PDF - tamanho 6,76MB - 32págs - 2008)
 - Download PDF -Os direitos humanos
(A turma do Menino Maluquinho descobre o que são os tão falados Direitos Humanos)
Cartilha produzida pela SDH - Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
Apoio: MEC, UNESCO, CGDH, SECAD, DEIDHUC
Desenhos de Ziraldo e Estúdio Megatério - Área: Direitos Fundamentais
[Fonte: SDH - Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República]
(formato PDF - tamanho 6,77MB - 36págs - 2008)
 - Download PDF -Saiba tudo sobre o trabalho infantil
(ou sobre a exploração de mão-de-obra infantil!)
Cartilha produzida pelo Ministério do Trabalho e Emprego
Idealizada pela Superintendência do Trabalho e Emprego no Paraná
Desenhos de Ziraldo - Área: Trabalho Infantil
[Fonte: MTE - Ministério do Trabalho e Emprego]
(formato PDF - tamanho 0,89MB - 16págs - 2008)
Nem todo lixo é lixo
Cartilha - Manual de Educação Ambiental


Esta cartilha tem o objetivo de informar as pessoas da importância da reciclagem de lixo, do uso racional dos recursos naturais, da não geração do resíduo, incorporando, em suas relações sociais, valores e princípios que alterem a forma tradicional de seu cotidiano, dentro e fora da empresa. Assim, cada um de nós estará contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a preservação do nosso planeta. 

Como você pode ajudar nesse processo? Difundindo os conceitos aqui apresentados, destinando corretamente todo o lixo produzido dentro e fora da empresa e reduzindo a produção individual de lixo"*. Para baixar a cartilha siga o link aqui!

2 comentários:

Jeiza Dourado disse...

Vou utilizar nas minhas aulas de Geografia. Obrigada por esse material! Jeiza Dourado.

Jeiza Dourado disse...

Vou utilizar esse material em minhas aulas de Geografia, acho que meus alunos irão gostar! Valeu!
Jeiza Dourado.