quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O que são alimentos transgênicos?

Alguns cientistas alegam que um transgênico é um Organismo Geneticamente Modificado (OGM), técnica desenvolvida há muito tempo, na tentativa de melhorar as espécies; outros entretanto, afirmam que há uma grande diferença entre um transgênico e um OGM. Para estes, os transgênicos são produtos desenvolvidos pela engenharia genética, inserindo um gene exógeno (de outra espécie) via transformação gênica, criando seres cujas características não existiriam naturalmente, ou não se transferiria naturalmente entre os organismos, como, por exemplo, um gene de um ser humano para um bactéria.
Charge - Transgênico
Um grande número de produtos alimentícios já sofreram, ou estão sofrendo, alterações em laboratórios. Esses produtos são denominados de transgênicos. A sua produção e comercialização, apesar de muita contestação, já estão sendo feitos em vários países, como, por exemplo, os Estados Unidos que produzem: tomate, soja, algodão, milho, canola, abobrinha e batata, modificados geneticamente. Na Europa é feito o comércio autorizado de milho, tabaco, soja, canola e chicória. 

Na França, Alemanha e Espanha apenas o milho está sendo produzido, e em pequena escala. No continente Americano, a soja, o milho e a canola transgênica são exportadas para serem usados como alimento processado industrialmente e em ração animal. Estima-se que há, atualmente, uma grande quantidade de derivados de soja e milho transgênicos presente nos alimentos processados industrialmente. Além dos já existentes, existem muitos outros produtos alimentícios, como: salmão, truta, arroz, pepinos, prontos para serem lançados no mercado.

Em relação aos riscos ambientais, pesquisas afirmam que existem inúmeras evidências que demonstram ser sua prática de alto risco, e que pode causar grandes e irreparáveis danos ambientais. Sabemos que quando um elemento do meio ambiente é modificado, pode haverum efeito dominó com mudanças que afetam todo o ecossistema. Apesar disso, o setor da engenharia genética afirma que as espécies transgênicas não vão causar problemas.
Fonte: Geografia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2007. ISBN: 85-85380-35-7

Nenhum comentário: