domingo, 23 de dezembro de 2012

Desvendando a América Latina - A história secreta da América Latina

Álvaro Vargas Llosa nos leva a uma viagem polêmica pela história recente do continente, identificando os pontos de inflexão mais importantes que conduziram à composição da América Latina atual. 
Desvendando a América Latina - A história secreta da América Latina
Este documentário de quatro episódios produzido pelo National Geographic Channels International aborda os acontecimentos que definiram o atual panorama político e social da América Latina. Cada episódio aborda um assunto - indigenismo, imperialismo, populismo e ditadura - e analisa as raízes das tendências surgidas no século 20, examinando suas causas e seus efeitos, além da sua influência permanente.
Por meio do olhar do apresentador e de vários protagonistas e testemunhas da história recente, a série avalia as conseqüências de certos líderes e acontecimentos para latino-americanos com diferentes bagagens étnicas e culturais. Também reflete sobre como as novas formas de "indigenismo", "imperialismo", "populismo" e "ditadura" afetarão o futuro próximo. Para assistir online clique sobre cada imagem abaixo*.
O episódio sobre "Indigenismo" mostra os intensos movimentos que buscam reparar as injustiças sofridas pela população de descendentes de índios. 
O do "Imperialismo" aborda a relação complexa e traumática entre a América Latina e as grandes potências mundiais, incluindo os Estados Unidos, a ex-União Soviética e a China, e as mudanças que esta relação sofreu até os dias de hoje. 
O episódio sobre "Populismo" avalia como a insatisfação dos cidadãos com a democracia e as grandes instituições do Estado abriu as portas para líderes que estão se colocando acima dessas instituições. 
E o sobre "Ditadura" investiga os legados das ditaduras de direita e de esquerda e mostra como a ditadura tradicional tem sido substituída por formas mais sutis de autoritarismo.

Fonte: Mundo Fox 
* Se você não conseguir assistir no site do Canal Natgeo, pode tentar no youtube. É só digitar o nome do episódio e escrever na frente a palavra natgeo. Alguns estão disponíveis lá.

Nenhum comentário: