terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cartilha - Manual de Educação Ambiental

Cartilha - Manual de Educação Ambiental - Cartilha sobre o lixo e a reciclagem pode ser baixada gratuitamente pela internet
Nem todo lixo é lixo

"A questão do lixo é de vital importância para a sobrevivência do planeta a qualidade de vida da população. Porém, vivemos numa sociedade onde a concentração econômica e as desigualdades sociais vêm crescendo a cada dia, agredindo direta e indiretamente o meio ambiente, notadamente nas cidades as quais, apesar de ocuparem 2% das terras do planeta, consomem 75% dos seus recursos naturais.
As pessoas estão consumindo uma infinidade de produtos difíceis ou impossíveis de serem degradados. Com isso, a produção de lixo aumenta, contaminando e destruindo o solo, o subsolo, a água e o ar. A grande maioria não se preocupa para onde ele vai ou o que vão fazer com ele, o que fatalmente
provoca um acúmulo de lixo no meio ambiente, alterando a qualidade de vida de todos os seres vivos.
O Brasil joga fora 5,8 bilhões de reais, por ano, por não reciclar o seu lixo urbano. Dos quase 5.000 municípios brasileiros, apenas 200 praticam algum tipo de coleta seletiva (DIAS, 2002). No Estado da Bahia são coletados diariamente 10.398,3 toneladas de lixo, sendo que 60,4% desse total tem uma destinação inadequada (Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, IBGE 2000).
O impacto causado na natureza, devido à produção e destinação desordenada de lixo, tem levado a sociedade a buscar alternativas para minimizar a degradação do nosso ambiente e promover o bem estar da população. É preciso informar, sensibilizar e mobilizar o ser humano para a importância da mudança de atitude e de comportamento.
Esta cartilha tem o objetivo de informar as pessoas da importância da reciclagem de lixo, do uso racional dos recursos naturais, da não geração do resíduo, incorporando, em suas relações sociais, valores e princípios que alterem a forma tradicional de seu cotidiano, dentro e fora da empresa. Assim, cada um de nós estará contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a preservação do nosso planeta. 

Como você pode ajudar nesse processo? Difundindo os conceitos aqui apresentados, destinando corretamente todo o lixo produzido dentro e fora da empresa e reduzindo a produção individual de lixo"*. Para baixar a cartilha siga o link aqui!

Nenhum comentário: