sábado, 17 de novembro de 2012

Unicamp 2009 - Geografia - Diferencie solstício de equinócio...

Unicamp 2009 - Geografia - Nos primeiros dias do outono subitamente entrado, quando o escurecer toma uma evidência de qualquer coisa prematura, e parece que tardamos muito no que fazemos de dia, gozo, mesmo entre o trabalho quotidiano, essa antecipação de não trabalhar... (Fernando Pessoa, Livro do Desassossego. Campinas: Editora da Unicamp, 1994, vol II, p. 55).
a) Compare as características do outono em Portugal (terra natal de Fernando Pessoa) com o outono da região nordeste do Brasil.
b) Diferencie solstício de equinócio.
 
Resposta Esperada
a) Em Portugal o outono vai de 21/22 de setembro a 21/22 de dezembro e no nordeste brasileiro, de 20/21 de março a 20/21 de junho. Em Portugal essa estação é bem característica, com alterações de tempo (temperaturas mais amenas, início do período das chuvas), enquanto no nordeste brasileiro as alterações são menos perceptíveis (temperaturas pouco inferiores às do verão, chuvas escassas). Quanto à duração dos dias e noites, há diferença marcante em Portugal onde os dias são mais curtos e as noites mais longas em relação ao verão, diferentemente do que ocorre na região nordeste do Brasil, onde há pouca variação.


b) Solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior
declinação em latitude, medida a partir do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita aparente, cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente, é o ponto onde a eclíptica cruza o equador celeste.

Nenhum comentário: