segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Sugestão de atividade de Geografia sobre o comércio de sucata - Ensino Médio

 O Comércio de Sucata: vendendo lixo para a China

 O documentário O Comércio de Sucata: vendendo lixo para a China, mostra um novo tipo de comércio feito a partir do reprocessamento de resíduos: metais, plásticos e outros produtos que estão sendo enviados à China para reciclagem.  A sugestão do professor de geografia é discutir com os alunos como os países tratam os diferentes tipos de sucata, a reorganização espacial e os impactos desse comércio.
Confira uma sugestão de atividade para os alunos do Ensino Médio. Para acessar o arquivo em .pdf siga o link aqui!

O presente trabalho é sugerido para problematizar a dimensão geográfica da questão relativa ao tratamento da sucata na escala da China e do Japão, assim como em outros países.
Quando o professor estiver discutindo como alguns países tratam os diferentes tipos de sucata, é interessante sugerir que os alunos pensem em como essas ações se materializam espacialmente. Em outras palavras: enfatizar a reorganização do espaço a partir da maneira como cada país dá tratamento à sucata.
É importante solicitar aos alunos um levantamento inicial sobre o que são as zonas econômicas especiais da China. Essas anotações, coletadas individualmente, buscando identificar as razões e características desses territórios, são questões importantíssimas a serem equacionadas. Para subsidiar a pesquisa inicial, ver no anexo trecho selecionado do texto sobre o crescimento econômico e a competitividade chinesa.

Nenhum comentário: