PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Questão de Geografia - Espaço urbano atual

Questão de vestibular resolvida - Vestibular UFV 2011 - Espaço urbano atual

Leia o texto abaixo, que se refere à construção do espaço urbano e mostra a cidade como uma criação
humana que reflete as diferenças de classes sociais, os conflitos e os interesses divergentes:
O espaço foi formado, modelado, a partir de elementos históricos ou naturais, mas politicamente [...] A produção do espaço não pode se comparar à produção de tal ou qual objeto particular, de tal ou qual mercadoria. E, no entanto, existem relações entre a produção de coisas e a produção do espaço. E isso devido à existência de grupos particulares que se apropriam do espaço para administrá-lo e explorá-lo.
(LEFÈBVRE, Henri, citado por AUZELLE, Robert in: A Chave do Urbanismo, p.115-116 apud: ADAS, Melhem. Panorama Geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios socioespaciais. São Paulo: Moderna, 2001. p. 7.) Assinale a alternativa que NÃO se aplica ao espaço urbano atual:
a) O uso do solo pelos poderes públicos segundo os interesses da população e o investimento em intervenções urbanas orientadas para a convivenciabilidade.
b) A proliferação de espaços urbanos de exclusão social e reduto de mão de obra barata, como as favelas,
os cortiços e os bairros periféricos degradados.
c) O avanço dos espaços de consumo sofisticado, como os shopping centers e as lojas de artigos de luxo em detrimento dos espaços de confraternização e lazer.
d) A multiplicação dos ambientes de autossegregação, como condomínios fechados com grandes investimentos em segurança e áreas de lazer.

Nenhum comentário: