terça-feira, 13 de novembro de 2012

O Efeito Estufa e a Temperatura da Terra

Os assuntos aquecimento global, emissão de gás carbônico, mudança climática, estão sempre presentes nos noticiários. Vemos notícias de conferências internacionais discutindo esses assuntos tentando chegar a acordos para diminuir os problemas climáticos que podem estar sendo causados pela ação do homem. Este módulo trata desses assuntos procurando explicar as razões dos problemas climáticos que estão sendo apontados. 
O Efeito Estufa e a Temperatura da Terra
A causa principal das mudanças climáticas tem sido atribuída ao fenômeno chamado “efeito estufa”. O efeito estufa é um fenômeno natural que tornou possível a vida na Terra, mas é a sua intensificação que pode causar problemas ambientais. Vamos analisar esse fenômeno, as causas de sua intensificação e as conseqüências disso para o meio ambiente. Vamos abordar também as ações necessárias para diminuir os impactos da intensificação do efeito estufa no planeta.
Os fenômenos climáticos são muito complexos. Para entendê-los precisamos utilizar conhecimentos sobre: a história das transformações geológicas e da vida na Terra, as relações Terra-Sol, a constituição da atmosfera, as relações entre calor e temperatura.

As idéias básicas deste módulo são:
  • A intensificação do efeito estufa é resultado da diferença entre a energia recebida do Sol e a energia reemitida pela Terra ao ser aquecida.
  • A energia que a Terra recebe do Sol é basicamente através da luz branca e a energia emitida pela Terra, devido ao seu aquecimento, é através da radiação infravermelha.
  • A variação da temperatura de um sistema depende da diferença entre a energia que entra e a energia que sai dele.
  • A atmosfera é transparente para a luz branca, mas relativamente opaca para a radiação infravermelha.
  • O que torna a atmosfera mais ou menos opaca à radiação infravermelha é principalmente o percentual de vapor de água e de dióxido de carbono (gás carbônico) presente na atmosfera.
  • O aumento de gás carbônico na atmosfera causa a intensificação do efeito estufa, aumentando a temperatura da Terra.
  • As mudanças climáticas ocorrem devido a fatores naturais e a fatores antropogênicos (resultados da ação do homem).
  • Podemos conhecer a história do clima da Terra analisando registros históricos feitos pelo homem e registros deixados pela própria natureza.
  • É importante tomar medidas para evitar a intensificação do efeito estufa.
Este conteúdo está disponível online no site Centro de Referência Virtual do Professor. Para acessar o conteúdo completo sobre O Efeito Estufa e a Temperatura da Terra, siga o link aqui!
Compartilhe no Facebook
É simples.
Acesse:

Nenhum comentário: