sábado, 17 de novembro de 2012

Exercícios de Geografia resolvidos sobre a Geografia das Rochas

Exercícios de Geografia resolvidos
Assuntos: Ciclo das Rochas; Placas Tectônicas; Vulcões, Terremotos; Maremotos; Tsunamis e as bacias sedimentares.

Questões de Vestibular - Geografia

(PUC-SP - 2003) Considere o texto e as afirmações apresentadas a seguir.
“Na Colômbia, no Equador, no Peru e na Bolívia, os Andes dominam tudo... A influência dos Andes reflete-se na flora, na fauna, na economia e na civilização de seus habitantes...” (CUNILL, Pedro. A América andina. p. 7)

I . Como um sistema montanhoso, os Andes constituem territórios de diversas altitudes, com predomínio de vastos altiplanos que ultrapassam 4.000 m de altitude. Esse fator explica a baixa biodiversidade dos países andinos, pois apenas poucas espécies adaptam-se a essa diversidade de altitudes.
II. A diversidade de altitudes nas regiões andinas implica contrastes climáticos significativos. Inclusive os segmentos da cordilheira situados na zona equatorial estão sob o domínio de climas temperados e frios nos seus planaltos elevados.
III. A distribuição vegetal no domínio andino obedece à elevação em altitude: até 1.100 m – florestas tropicais; de 1.100 m a 2.200 m – mata heterogênea com diminuição de espécies tropicais; de 2.200 m a 3.300 m – mata heterogênea com diminuição do porte; superior a 3.300 m – ausência da vegetação arbórea.
Somente corresponde ao quadro físico da região andina o que se afirma em:
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) II e III.
(E) I e III.

 (UNICAMP-SP - 2009) Em 1883, a violenta erupção do vulcão indonésio de Krakatoa riscou do mapa a ilha que o abrigava e deixou em seu rastro 36 mil mortos e uma cratera aberta no fundo do mar. Os efeitos da explosão foram sentidos até na França; barômetros em Bogotá e Washington enlouqueceram; corpos foram dar na costa da
África; o estouro foi ouvido na Austrália e na Índia (Simon Winchester. Krakatoa – o dia em que o mundo explodiu.São Paulo: Objetiva, contracapa, 2003).
a) Explique por que no sudeste da Ásia, onde se localiza a Indonésia, há ocorrência de vulcões, diferentemente
do que ocorre no território brasileiro.
b) Alguns vulcões, como o Krakatoa, são extremamente explosivos, enquanto outros, como o Kilauea, no
Havaí, não apresentam fortes explosões. Por que isso ocorre?

Resposta Esperada

a) Nesta região da Ásia há áreas de encontro de placas tectônicas, o que possibilita o surgimento de diversos vulcões. O Brasil está situado no interior de uma placa tectônica, distante das áreas de encontro de placas, situação em que não é comum a formação de vulcões.

b) O Krakatoa ocorre em uma área de subducção de placas, que gera um vulcanismo de caráter ácido (com maiores teores de sílica), o que torna a lava pouco fluida. Já o Kilauea, posicionado sobre um hot spot, apresenta lavas básicas (com menores teores de sílica), mais fluidas.

(Ufpe - 2005) As porções escuras no mapa a seguir, indicadas pelas setas, correspondem:
Fonte: Atlas Nacional do Brasil. Rio de Janeiro. IBGE, 2000.
a) às maiores concentrações de urânio.
b) às áreas com acumulações comerciais de petróleo.
c) aos terrenos cristalinos do escudo ricos em laterita.
d) às maiores concentrações de sal marinho e de sal-gema.
e) aos terrenos sedimentares paleozóicos.
 
(Ufpe 2007) Na Região Sudeste do Brasil, existem dois tipos bem definidos de paisagem fisiográfica, representados, de um lado, pelas "serras" do Mar e da Mantiqueira e, do outro, pela serra do Espinhaço. Essas duas primeiras "serras" originaram-se em conseqüência do tectonismo. Quais as evidências dessa formação tectônica?
1- Solos bem desenvolvidos, sobretudo nas escarpas.
2- Adaptação da drenagem a uma rede de falhas.
3- Assimetria do relevo.
4- Domínio de colinas convexas e vales em V.
5- Patamares escalonados.
Estão corretas apenas:
a) 1 e 2
b) 3 e 4
c) 1, 2 e 3
d) 2, 3 e 5
e) 1, 2, 4 e 5
 
(PUC.PR/2003) "Apertado entre o Tibete e a Índia, o Nepal se estende sobre uma área de 141 mil km² , um pouco menor que nosso estado do Paraná. Mesmo assim, por conter a parte central da cordilheira do Himalaia, a Morada dos deuses da mitologia indiana, possui oito das catorze maiores montanhas da Terra." "Sua altitude decresce rapidamente de norte para sul, até encontrar a planície do Terai , a apenas 70m sobre o nível do mar, um gigantesco contraste com os 8848m do Everest na outra extremidade do país, a pouco mais de 180 km." (NICLEVICZ, Waldemar. "Tudo pelo Everest" 1993.)

O texto se refere à mais elevada cordilheira do mundo, o Himalaia, onde se situa o Nepal. Com suas contrastantes altitudes, o Himalaia teve sua origem aproximadamente na mesma época e da
mesma forma que as outras grandes cordilheiras do planeta. A origem das grandes cadeias de montanhas da Terra, como o Himalaia, os Andes e as Rochosas, se deve a ...
a) falhamentos.
b) dobramentos.
c) longos processos de Erosão
d) vulcanismo.
e) formação de fossas tectônicas.
 
(FATEC - 2007) O tsunami que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos. Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos,

a) estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região.
b) representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.
c) resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.
d) demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no hemisfério Sul.
e) têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.

Enem 2004 - Há estudos que apontam razões econômicas e ambientais para que o gás natural possa vir a tornar-se, ao longo deste século, a principal fonte de energia em lugar do petróleo. Justifica-se essa previsão, entre outros motivos, porque o gás natural
(A) além de muito abundante na natureza é um combustível renovável.
(B) tem novas jazidas sendo exploradas e é menos poluente que o petróleo.
(C) vem sendo produzido com sucesso a partir do carvão mineral.
(D) pode ser renovado em escala de tempo muito inferior à do petróleo.
(E) não produz CO2 em sua queima, impedindo o efeito estufa.

Nenhum comentário: