PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Exercício Resolvido sobre os principais conceitos da Geografia - Palavras Cruzadas

Complete o diagrama de palavras identificando os conceitos. 
Esta atividade é recomendada para os alunos de Geografia do 6º ano do Ensino Fundamental.
Palavras Cruzadas de Geografia
Espaço Geográfico, Lugar, Território e Paisagem
Horizontal
4. Todo espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder é um ______________, do quarteirão aterrorizado por uma gangue de jovens até o bloco constituído pelos países-membros da OTAN. CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (Org.). Geografia: conceitos e temas. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 111. 

Vertical
1. O ______________ é historicamente produzido pelo homem enquanto organiza econômica e socialmente sua sociedade. A percepção espacial de cada indivíduo ou sociedade é marcada por laços afetivos e referências socioculturais. Nessa perspectiva, a historicidade enfoca o homem como sujeito construtor do espaço geográfico, um homem social e cultural, situado para além e através da perspectiva econômica e política, que imprime seus valores no processo de construção de seu espaço.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria do Ensino Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. v. 5. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001. p. 109 e 110. 

2. Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a ______________. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volume, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc. SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: Hucitec, 1988. p. 61. 

3. O ______________é onde estão as referências pessoais e o sistema de valores que direcionam as diferentes formas de perceber e constituir a paisagem e o espaço geográfico. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria do Ensino Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. v. 5. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001. p. 112.
 
RESPOSTAS
1. Espaço geográfico (tudo junto, sem espaço)
2. Paisagem
3. Lugar
4. Território

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...