sábado, 10 de novembro de 2012

Exercício resolvido de Geografia sobre abastecimento de água no Brasil

Exercício resolvido de Geografia sobre abastecimento de água no Brasil - Questão da 1ª prova do Desafio National Geographic 2011

Temos de diferenciar a água bruta da água tratada. A bruta é aquela retirada dos rios ou aquíferos subterrâneos para insumo de algo. Dessa água, cerca de 70% é utilizada na irrigação, na produção de alimentos, 20% como insumo industrial e apenas 10% para abastecimento das cidades. As pessoas acham que vai faltar água em suas torneiras, mas não é isso o que vai acontecer. No entanto, a ineficiência de seu uso na área agrícola ainda é grande. Com um pouco mais de eficácia, sobraria muito mais água para o consumo doméstico.
Tais problemas relativos ao abastecimento de água estão relacionados à concentração urbana. A disponibilidade per capita na região metropolitana de São Paulo é bem menor que no semiárido nordestino, pois há uma população gigantesca concentrada em uma área pequena. E ainda há a captação e o tratamento de esgoto não apropriados. O problema de abastecimento nas grandes cidades é enorme, obrigando a busca em fontes distantes.
Fonte: revista National Geographic Brasil, entrevista com Jerson Kelman, edição nº 121, abril de 2010, pág. 19.
O risco de desabastecimento de água no Brasil ocorre, principalmente, devido:
(A) Ao grande consumo residencial no Nordeste.
(B) À dispersão da população nas grandes cidades.
(C) Ao desperdício e uso excessivo nas regiões agrícolas.
(D) Ao uso irracional da água no setor industrial.

Nenhum comentário: