sábado, 10 de novembro de 2012

Exercício resolvido de Geografia sobre crescimento populacional

Exercício resolvido de Geografia sobre crescimento populacional - Questão da 1ª prova do Desafio National Geographic 2011

As pessoas passaram a viver mais tempo e há tantas mulheres ao redor do mundo em idade de procriar – 1,8 bilhão – que a população global ainda vai continuar crescendo pelo menos durante algumas décadas (...). Até 2050, o total de seres humanos no planeta pode chegar a 10,5 bilhões ou então se estabilizar por volta dos 8 bilhões – a diferença é de cerca de um filho para cada mulher. Os demógrafos da ONU consideram mais provável a estimativa média: eles estão projetando uma população mundial de 9 bilhões antes de 2050 – em 2045.
Com a população mundial a aumentar ao ritmo de cerca de 80 milhões de pessoas por ano, é difícil não ficar alarmado. Em toda a Terra, os lençóis freáticos estão cedendo, os solos ficando cada vez mais erodidos, as geleiras derretendo e os estoques de pescado prestes a ser esgotados. Quase 1 bilhão de pessoas passam fome todo o dia. Daqui a algumas décadas, haverá mais 2 bilhões de bocas a ser alimentadas, a maioria em países pobres. E bilhões de outras pessoas lutarão para sair da miséria. Se seguirem pelo caminho percorrido pelas nações desenvolvidas – desmatando florestas, queimando combustíveis fósseis, usando fertilizantes e pesticidas com abundância –, vai ser enorme o impacto sobre os recursos naturais do planeta.
Fonte: revista National Geographic Brasil, edição nº 130, janeiro de 2011, pág. 57.
Segundo o texto, o crescimento populacional até 2050:
(A) Deixará de ser uma ameaça ambiental devido à redução já prevista do ritmo de nascimentos.
(B) Ampliará o número de pessoas que passam fome e tornará mais escassos alguns recursos naturais.
(C) Terá baixo impacto com a criação de mais indústrias e o desmatamento de florestas.
(D) Impactará os solos com o uso de mais fertilizantes, mas preservará outros recursos naturais.

Nenhum comentário: