sábado, 10 de novembro de 2012

Exercício resolvido de Geografia sobre o Aquecimento Global

Exercício resolvido de Geografia sobre o Aquecimento Global - Questão da 2ª prova do Desafio National Geographic 2011

Em décadas futuras, predizem os especialistas, conforme o nível do mar subir, muitas das grandes cidades litorâneas [...] ficarão cada vez mais vulneráveis a inundações marítimas. [...] As duas cidades que terão o maior aumento proporcional de população expostas a extremos do clima em 2070 serão bengalesas: Dacca e Chittagong. [...] Os bengaleses não precisam esperar décadas para conhecer o futuro transformado pela elevação do nível do mar.
Já viram o nível do mar subir, a salinidade infectar seus aquíferos costeiros, as inundações fluviais se tornarem mais destrutivas e os ciclones assolarem suas costas. [...] No entanto, justamente porque Bangladesh tem tantos problemas, há tempos vem sendo um laboratório de soluções inovadoras, como as de assistência de saúde e social em episódios naturais extremos e o microcrédito.
Fonte: revista National Geographic Brasil, edição no 134, maio de 2011, págs. 128 e 134. Com adaptações.
Sobre a questão apresentada, considere as afirmações a seguir:
I – Países pobres como Bangladesh são os mais preparados para enfrentar efeitos devastadores de catástrofes naturais como extremos climáticos. Esses episódios fazem parte de seu cotidiano e sua população já convive com situações de escassez.
II – Diversos países vêm desenvolvendo ou incorporando tecnologias que monitoram episódios naturais extremos, além da formação de equipes de resgate e assistência aos cidadãos.
III – Em geral, os países ricos dispõem de mais recursos e infraestrutura para fazer frente a efeitos de catástrofes naturais, como sistemas de monitoramento e alarme e tecnologias construtivas. Em episódios extremos, o número de mortos e feridos costuma ser mais baixo nesses países.
Está correto o que foi afirmado em:
(A) II e III.
(B) II, apenas.
(C) I e III.
(D) III, apenas.

Nenhum comentário: