PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 10 de novembro de 2012

Exercício resolvido de Geografia sobre formações vegetais do Brasil

Exercício resolvido de Geografia sobre formações vegetais do Brasil - Questão da 1ª prova do Desafio National Geographic 2011
I – Trata-se de floresta ombrófila mista, distribuída por planaltos e serras do Sul e do Sudeste. Apesar de pouco afetada pela tropicalidade, ocorre em áreas de pluviosidade em torno de 1.000 mm. As temperaturas são de moderadas a baixas no inverno. Restam apenas 5% da cobertura original. Desses remanescentes, apenas 0,7% é de áreas primitivas.
II – A maior planície de inundação do mundo fica na transição entre a floresta, o Planalto Central e o Chaco. Possui ecossistemas aquáticos, semiaquáticos e terrestres e vegetação em grande parte aberta. Chama a atenção o regime de cheias (novembro-fevereiro), em que as águas de mais de 4 mil km de rios transbordam e alagam a planície. Na estiagem, eles retornam ao leito, formando-se milhares de lagoas (as “baías”) em suas margens.
Fonte: Planeta Sustentável. Revista Nova Escola. Biomas brasileiros: parte 6. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/planosdeaula/. Acesso em: 03 de maio de 2011. Com adaptações.
Os textos I e II apresentam, respectivamente, características:
(A) Da Mata Atlântica e das formações litorâneas.
(B) Do Pantanal e da Amazônia brasileira.
(C) Da Mata de Araucárias e do Pantanal.
(D) Dos Pampas e da Amazônia brasileira.

Nenhum comentário: