PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 10 de novembro de 2012

Exercício resolvido de Geografia sobre a Floresta Amazônica

Exercício resolvido de Geografia sobre a Floresta Amazônica - Questão da 2ª prova do Desafio National Geographic 2011

National Geographic Brasil: Vale a pena desmatar a Floresta Amazônica em nome do desenvolvimento? Björn Stigson*: Diria que a Amazônia vale mais em pé, como uma floresta em produção. É preciso entender que 30% de todas as emissões de carbono provêm do desmatamento para criação de gado e produção de carne. No Brasil, essa é uma questão importante. Estamos olhando para o mundo no futuro, quando vamos deparar com desafios relativos à oferta de alimentos para a população mundial. Se a dieta em lugares como a China, Índia e outros países em desenvolvimento for modificada para o consumo de muita carne, teremos problemas. Fonte: entrevista à revista National Geographic Brasil, edição no 125, agosto de 2010, pág. 34. *Presidente do World Business Council for Sustainable Development, entidade que reúne 200 empresas de 20 países, incluindo o Brasil. 
Sobre o tema da entrevista, considere os seguintes itens: 
1 – Estimular a coleta e o processamento de bens da floresta, como o látex e a castanha-do-pará. 
2 – Investir na produção agropecuária, criando campos de cultivo e pastagens na Amazônia Legal. 
3 – Retirar a mata para produzir alimentos e etanol à base de cana, garantindo a segurança alimentar e combatendo o efeito estufa no planeta. 
4 – Incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de produtos baseados em óleos e essências nativas da flora amazônica. 
5 – Criar unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável na região Norte. Reforçam os argumentos do entrevistado o que está exposto nos itens:
(A) 1, 4 e 5. 
(B) 2, 3, 4 e 5. 
(C) 2, 3 e 4. 
(D) 1, 3 e 5.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...