domingo, 28 de outubro de 2012

Geografia nas telas: os caminhos da industrialização

Estude , assistindo obras que fazem alusão a vários temas geográficos. 
 Assuntos: Sociedade Agrária, Sociedade Urbano-Industrial, Industrialização Retardatária, Tipos de Indústria, Industrialização brasileira.
Estes filmes são recomendados para as turmas de Geografia do Ensino Médio.
Getúlio Vargas. 1974. Direção: Ana Carolina
Getúlio Vargas
Os Fatos que marcaram a vida e a carreira de um dos mais importantes presidentes do país, apontado como o melhor presidente que o Brasil já teve, segundo pesquisas de opinião. O filme mostra seus discursos, o cotidiano da época e o fim trágico do líder, num suicídio que gerou controvérsias. Gaúcho, Vargas governou o Brasil por duas vezes. Uma como presidente eleito legitimamente, outra como ditador. Seu estilo era único. Tinha seguidores fiéis. Sua morte gerou um clima de gigantesca comoção que nunca se repetiu. 

 Juscelino Kubitscheck - uma trajetória política. 1980. Direção. Sílvio Tendler.
Juscelino Kubitscheck
 1954 - O suicídio do presidente Getúlio Vargas. 1955 - A crise política ameaça a posse do presidente eleito, Juscelino Kubitscheck de Oliveira; 1956 - JK assume a presidência. Promete democracia e desenvolvimento. Supera crises e crises. Começa a construção de Brasília. O Brasil muda de tom. 1960 - JK inaugura Brasília; 1961 - JK dá posse a seu sucessor Jânio Quadros. Sete meses depois, Jânio renuncia. Crise. 1964 - Golpe Militar instaura ditadura. JK é cassado. Dez anos de história, muitas crises. O governo JK é um exercício de democracia. O Brasil ferve. Nesse cenário desfilam personagens antagônicos e complementares; JK e Costa e Silva, Kennedy e Fidel Castro, Lacerda e Tancredo Neves, Foster Dulles e Guevara, Jânio e Jango, Dom Helder, Delfim Netto, Pio XII, Arraes, Brizola, Adhemar de Barros, Prestes, Misses, Bossa Nova. Ditadura. 

Coronel Delmiro Gouveia. 1976. Direção: Geraldo Sarno
Delmiro Gouveia
Em fins do século XIX, Delmiro Gouveia, rico comerciante e exportador do Recife, sofre perseguições políticas. Seu estilo arrojado e aventureiro lança contra ele muitos inimigos, inclusive o governador do Estado. Falido e perseguido pela polícia do Governador, Delmiro refugia-se no sertão e recomeça sua atividade de exportador de couros. Monta uma fábrica de linhas de costura, aproveitando a energia elétrica da usina que constrói na Cachoeira de Paulo Afonso e o algodão herbáceo nativo na região. Os ingleses da Machine Cottons, ex-senhores absolutos do mercado, enviam emissários para negociar a situação criada. Delmiro nega-se a vender ou associar-se. É assassinado em 10 de outubro de 1917. Em 1929, a fábrica é adquirida pelos ingleses, destruída e lançada nas águas da Cachoeira de Paulo Afonso.

Eles Não Usam Black-Tie. Direção: Leon Hirsman.
Eles Não Usam Black-Tie
Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião e sua namorada Maria decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

Nenhum comentário: