domingo, 28 de outubro de 2012

Geografia nas telas: Fronteiras Políticas, o Estado Nação

Estude , assistindo obras que fazem alusão a vários temas geográficos.
Assuntos: Estado Nação, Território, Fronteiras Políticas, Nacionalismo, Separatismo, Minorias Étnicas, Terrorismo, Religião, Soberania. 
Estes filmes são recomendados para as turmas de Geografia do Ensino Médio.

Timor Lorosae - O Massacre que o Mundo Não Viu. Diretora: Lucélia Santos. Brasil, 2001.
Timor Lorosae - 
O Massacre que o Mundo Não Viu.
Documentário sobre a história recente do Timor Leste, ex-colônia portuguesa na Ásia. Após se livrar do domínio português, em 1975, o país foi invadido pela vizinha Indonésia, que durante os 25 anos seguintes promoveu o massacre de cerca de um terço da população local. O drama do povo timorense nunca recebeu a devida atenção da comunidade internacional. Em 1999, após um plebiscito supervisionado pela ONU, foi confirmada a autonomia da região. Ao deixarem o novo Estado, as tropas indonésias vandalizaram 99% do território. A diretora e sua equipe chegaram ao Timor Leste um ano depois e registraram por um mês a nova realidade. 

Promessas de um mundo novo.  Direção:  Justine Shapiro, B. Z. Goldberg, Carlos Bolado. Estados Unidos/Israel, 2001.
Promessas de um mundo novo
Retrata a história de sete crianças israelenses e palestinas em Jerusalém que, apesar de morarem no mesmo lugar vivem em mundos completamente distintos, separados por diferenças religiosas. Com idades entre 8 e 13 anos, raramente elas falam por si mesmas e estão isoladas pelo medo. Neste filme, suas histórias oferecem uma nova e emocionante perspectiva sobre o conflito no Oriente Médio. 

Domingo Sangrento. Direção: Paul Greengrass. Inglaterra / Irlanda, 2002.
Domingo Sangrento
O dia é 30 de janeiro de 1972. Na cidade de Derry, na Irlanda do Norte, os cidadãos saem em passeata pelos direitos humanos. Sem motivo aparente, soldados britânicos atiram e matam 13 pessoas desarmadas e, a princípio, sem qualquer conexão com o IRA, o grupo que luta pela libertação da Irlanda do Norte. Esse episódio é conhecido como Domingo Sangrento e marca o começo do conflito que transformou-se em guerra civil, com muitos atos de violência e terrorismo. O filme acompanha, em estilo seco e realista, a vida de quatro homens envolvidos em ambos os lados do conflito.

Nenhum comentário: