domingo, 28 de outubro de 2012

Geografia nas telas: desigualdades socioespaciais na cidade

Estude , assistindo obras que fazem alusão a vários temas geográficos.
Assuntos: Cidade Formal, Cidade Informal, Favelas, Cortiços e Movimentos Sociais Urbanos. Estes filmes são recomendados para as turmas de Geografia do Ensino Médio.
A grande arte. Direção: Walter Salles Jr. Estados Unidos, 1991.
A grande arte
 Peter Mandrake é um fotógrafo americano que está preparando in loco um livro sobre o Rio de Janeiro e aprende a arte do manuseio de facas com o assassino profissional Hermes para vingar a morte de Gisele, uma amiga prostituta, e o estupro de sua namorada Marie.

Como Nascem Os Anjos. Diretor: Murilo Salles. Brasil, 1996.
O bronco e submisso Maguila mata, sem querer, o chefe do tráfico do morro Dona Marta, no Rio de Janeiro. Perseguido pelos soldados do tráfico, é obrigado a fugir da favela com Branquinha, menina de 13 anos que, apesar da diferença de idade, diz ser mulher de Maguila. Na confusão, acabam levando Japa, outra criança, fiel amigo de Branquinha. No meio da fuga, o trio pára na porta da garagem de uma mansão no bairro da Joatinga, onde encontram William, um cidadão americano, saindo para o trabalho. Maguila pede para usar o banheiro, pois, segundo Branquinha, "ele foi tão bem educado pela mãe que não consegue urinar na rua". 

O cortiço. Direção: Francisco Ramalho Jr. Brasil, 1977.
O cortiço
Moradora de um cortiço de propriedade do português João Romão, Rita Baiana é uma mulher expansiva e liberada. Ao se apaixonar por Jerônimo, jovem lusitano recém-chegado ao Brasil, ela deflagra um jogo de paixões que acaba em tragédia. Baseado no romance de Aluísio de Azevedo. Considerado sua obra-prima. Esse romance narra, em sua linguagem vigorosa, a vida miserável dos moradores de duas habitações coletivas. 

Nenhum comentário: