terça-feira, 16 de outubro de 2012

Exercícios resolvidos sobre Agricultura

Listas de exercícios e questões de vestibulares sobre Agricultura no Brasil e no mundo
Assuntos: Biotecnologia, espaço agrícola, transgênicos,  agricultura itinerante, agricultura de jardinagem, complexos agroindustriais, técnicas agrícolas, plantation.

1-(UNESP) A biotecnologia começou a apresentar os primeiros resultados na agricultura mundial em meados da década de 80. Desde então, novos horizontes se abriram para a agricultura e agroindústria. Por volta de 1986, as primeiras plantas modificadas geneticamente começaram a ser testadas no mundo e, após 12 anos, a área total plantada com cultivos transgênicos, principalmente soja, milho, algodão, canola e batata, já ocupava cerca de 28 milhões de hectares.
a) Apesar da polêmica que cerca este assunto, cite dois aspectos de quem é a favor da utilização de plantas
geneticamente modificadas.
R= Econômicas: transformações nos vegetais para torná-los mais rentáveis, criação de plantas adaptadas a diversos ambientes (solo, clima, altitude, luminosidade); Científicas: possibilidade de tornar os alimentos mais nutritivos.

2-(FUVEST) "(...) cerca de 30% do território nacional é ocupado por cidades ou atividades agropecuárias, sendo que os restantes 70%, aproximadamente, são constituídos por terras em geral não-aproveitadas economicamente, com exceção de poucas áreas florestais onde se pratica o extrativismo vegetal. (...) Mesmo que sejam descontadas as parcelas correspondentes a essas áreas [reservas indígenas e florestais], restariam ainda 170 milhões de hectares de terras não produtivas, embora já desmatadas pelos proprietários."(FERNANDES, B.M. et alii., 1990)
a) Dê ao texto um título que resuma a problemática enunciada pelos autores.
R=a) Subaproveitamento de espaço agrícola.

3-(UFSCAR) A Medida Provisória editada pelo Governo em 25.09.2003, que autorizou o plantio da soja transgênica na safra 2003-2004, acirrou os debates em torno do uso de sementes geneticamente modificadas no Brasil. Em relação a esta questão, responda.

a) Considerando os argumentos usualmente presentes no debate sobre alimentos transgênicos, cite um argumento de ordem econômica e um de ordem ambiental, utilizados pelos grupos contrários ao uso de sementes geneticamente modificadas.
R= Ordem econômica: dependência dos laboratórios produtores das sementes
Ordem ambiental: desgaste dos solos ao longo do tempo.

4-(UFRJ) "... a agricultura brasileira evoluiu basicamente de grandes propriedades auto-suficientes para aquilo que hoje se chama "complexos agro-industriais". Antes a agricultura produzia os seus próprios adubos orgânicos... hoje, esses adubos são químicos e vêm de fora... Criava os seus próprios animais, de tração... hoje esses animais de tração foram substituídos pelos tratores...".
(Adaptado de SILVA, J. Graziano da.O DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NO CAMPO BRASILEIRO E A REFORMA AGRÁRIA)
A partir do texto explique o que são os complexos agroindustriais.
R= Os complexos agroindustriais resultam da integração (entrelaçamento) dos capitais bancários, industriais e agrários. Deles fazem parte a produção de adubos químicos, máquinas e equipamentos, sementes selecionadas e rações, realização de pesquisas; as atividades de armazenamento, transporte e industrialização dos produtos agropecuários. Nos complexos agro-industriais estão incluídos todos os setores e atividades que envolvem o mercado de alimentos e de matérias-primas para a agroindústria.

5-(FUVEST) Estabeleça comparações entre a agricultura itinerante e a agricultura de jardinagem do ponto de vista das técnicas agrícolas e da mão-de-obra.
R= Itinerante - rudimentar pouca mão-de-obra
Jardinagem - cultura técnica muita mão-de-obra

6-(UNESP) Algumas das restrições impostas pela natureza ao desenvolvimento de atividades econômicas em várias do globo terrestre, vêm sendo superadas, com mais intensidade, no século atual. Que aspectos da natureza podem ser modificados e que técnicas podem ser usadas para que se torne viável a pratica da
agricultura?
R= Adubação química.Irrigação. Cultivo em áreas desérticas.
7-A introdução de organismos geneticamente modificados (OGMS) na agricultura tem desencadeado um processo de discussão controvertido, dividindo posições entre especialistas, governos, empresas, poder judiciário e opinião pública, favoráveis e contrários à liberação dos OGMS no Brasil. Diante da indefinição em nível federal, alguns governos estaduais resolveram criar barreiras técnicas comerciais aos OGMS em seus territórios, visando principalmente atender aos interesses econômicos de seus produtores agrícolas no mercado internacional, com uma campanha publicitária dirigida aos produtores rurais e aos consumidores, através do slogan "Transgênicos, não plante esta idéia."
Cite e explique duas características positivas e duas negativas quanto à introdução de produtos transgênicos na agricultura.
R= Positivas: baixos custos no plantio; manejo de pragas.
Negativos: efeitos desconhecidos sobre a saúde dos consumidores; queda no rendimento das safras ao longo do tempo; dependência dos laboratórios produtores das sementes.


8-(FUVEST) Indique duas importantes transformações que têm ocorrido na agricultura brasileira em função da chamada "penetração do capitalismo no campo".
R= Mecanização, melhoria de produtividade, diversificação de produção.
9-(FUVEST) Alguns dos graves problemas que afligem a África na atualidade têm suas origens na dominação colonial desse continente pelos europeus. Discuta a afirmação anterior, explicando as relações que podem ser feitas entre:
a) O sistema agrícola introduzido pelos colonizadores e a atual situação socioeconômica da África Negra.  Exemplifique com um caso específico.
R= Sistema de plantation, situação de desestruturação socioeconômica.

Nenhum comentário: